FLOR RIBEIRINHA É SUCESSO MUNDIAL
Foto: Salih Yildirim

FLOR RIBEIRINHA É SUCESSO MUNDIAL

O grupo, recentemente, foi campeão do Festival Internacional de Dança da Polônia em duas categorias; júri técnico e júri popular. No Júri popular foi o favorito com mais "curtidas" na foto do facebook do Festival. Pra ajudar nessa missão de "chuva de likes" minha equipe de reportagem entrou em ação. A pauta: explicar para o público como votar.

O Festival aconteceu de forma  híbrida devido a pandemia. As apresentações dos grupos de dança da Polônia foram presenciais lá,  já as  dos grupos de 12 países, entre eles do Flor Ribeirinha representando o Brasil,  foram on-line.  

DIA DA REPORTAGEM

Muito bem, fomos meu cinegrafista Luiz Almeida e eu no quintal da Dona Domingas, fundadora do grupo, para contarmos a história.

Detalhe, Cuiabá faz calor o ano inteiro, por isso é conhecida como Cuiabrasa, PORÉM, nesse dia estava muito frio. No termômetro 10 graus, porém, como o local fica na beira do rio a sensação térmica estava mais baixa ainda. Imagine o que são 7 graus para quem tá acostumado com 40.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


SURPRESA

Como estava muito frio todos estavam de blusa e máscara.... meu cinegra estava gravando quando de repente pediram para parar de gravar com blusa, porque o show ia começar. Ficamos sem entender. E aí falaram que iam tirar as peças de frio.  Intercedemos, falamos que não precisaria já que a TV tem arquivo e como o vento tava muito gelado jamais pediríamos isso.  

"Vocês vieram aqui pra ver um show. E é SHOW que vão ver"        

"Vocês vieram aqui pra ver um show. E é um show que vão ver", foi isso o que disseram pra gente e foram tirando as peças de frio e começaram a dançar lindamente.

Frio? Que nada, ali só a magia do Siriri. Os olhos nem piscavam, estavam hipnotizados com tanta beleza. E esse prêmio, mais que merecido, veio para fortalecer ainda mais o grupo que ficou parado por um bom tempo devido a um acidente e, agora, por causa da pandemia. 

PRÊMIO INTERNACIONAL E ACIDENTE

Assim que o Flor Ribeirinha venceu o Festival Internacional de Dança em Istambul na Turquia em 2017 a agenda do grupo "estava bombando" muitos convites para apresentações em vários Estados e até países... até que o grupo a caminho de uma apresentação em Diamantiano - MT, sofreu um grave acidente de trânsito. A Van derrapou, capotou. Os 30 dançarinos ficaram feridos e aí foi aquela correria pra levá-los para os hospitais da região. Alguns tiveram que passar por cirurgia... nesse meio tempo  o grupo ficou sem se apresentar e consequentemente, sem renda. 

SOLIDARIEDADE

Foi então que algo inesperado aconteceu, os artistas de Mato Grosso se uniram e fizeram um show solidário, muitos artistas queriam participar mas aí já não tinha espaço pra todos, a população lotou o local. Todos queriam ajudar de alguma forma. Foi tudo muito lindo. Todos juntos apoiando o renascimento do grupo.

Quando, finalmente o grupo se reergueu e ia começar as turnês, veio a pandemia e mais uma pausa longa. Agora, com esses prêmios, o Flor Ribeirinha fica ainda mais fortalecido para continuar essa missão de levar essa linda cultura para os quatro cantos do mundo.

Interessante que mesmo na pandemia, sem compromissos profissionais, o grupo, com todos os cuidados de biossegurança, continua se reunindo para ensaiar.

Porque sabem que as oportunidades aparecem quando menos se espera e quando surgirem estarão mais do que preparados. 

Lição: Esteja sempre preparado pra que quando as oportunidades surgirem você esteja pronto. Aí podem chamar de sorte...        

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos