A Fonte Suprema de Motivação e Inspiração
PC: realitysandwich.com

A Fonte Suprema de Motivação e Inspiração

O que motiva? O que te impulsiona a querer alcançar algo? 

Para a maioria das pessoas, o dinheiro é um grande jogador óbvio na equação, e tem sido assim desde que os seres humanos inventaram práticas como o comércio. Não mudou muito hoje em termos de como o dinheiro é visto pela maioria, mas suas aplicações e natureza mudaram drasticamente. 

  

O que te motiva a trabalhar? Essa pergunta tem assombrado meus pensamentos há algum tempo, porque a resposta para essa pergunta não apenas tem sido evasiva, mas também mudou em muitas ocasiões separadas. Mas está claro que cada um de nós é motivado por algo ou precisa ser para acordar todos os dias e existir na realidade complexa que é o mundo de hoje. 

  

Como adulto, ganhar a vida é uma daquelas coisas que existem em todo ser humano. Algo passado ao longo de séculos de DNA, dizendo que a única maneira de permanecer vivo é ter uma fonte de alimento, água e proteção, e nos dias de hoje a única maneira de garantir isso para a maioria dos adultos é ter uma renda. Então, sim, o dinheiro entra na equação, mas à medida que passamos pela vida e começamos a acompanhar a sociedade como adultos, começamos a aprender que o dinheiro sozinho não é suficiente para fazer você acordar de manhã, mas na maioria dos casos, definitivamente é. 

  

É como quando você começa um novo emprego, posição ou carreira; você aprende coisas novas à medida que o tempo passa e uma das lições mais comuns para a maioria das pessoas, independentemente de onde estejam no planeta, é que, se você vai dedicar sua vida a um tipo específico de trabalho, o dinheiro não pode ser a única motivação, então, à medida que progredimos, ou enfrentamos fracassos, começamos a aprender que outras motivações devem acompanhar o desejo de ganhar dinheiro. 

  

Isso é claro, não significa que há algo errado em querer ganhar dinheiro como principal e única motivação, o que é mais comum do que a maioria das pessoas pensa. Isso também é apenas humano. Muitos passaram suas vidas inteiras na busca por riquezas e alguns escolheram se contentar com o que têm, mas como já estabelecemos muitas vezes antes, é sempre uma experiência muito pessoal para todos. 

  

Você vê, a individualidade humana é uma das características mais notáveis de ser humano e vem com uma consciência. E, é claro, o que isso parece é diferente para cada um. Mas uma das coisas que também vem com isso é a compaixão pelos outros seres humanos. Como você processa isso pode ser o que o coloca em um grupo específico em qualquer sociedade ou comunidade. 

  

Como está hoje, o que é necessário para ganhar dinheiro na maior parte é viver uma vida adaptável que possa se adequar às dinâmicas em constante mudança do dia a dia. Isso significa perder algumas coisas e ganhar outras ao longo do caminho ou fazer sacrifícios que mudam sua vida para sempre. Mas não importa onde você viva ou trabalhe, é verdade para todos que "a vida não é uma jornada fácil". 

  

Geralmente, o que motiva as pessoas quando começam uma posição ou novo emprego não é frequentemente o que as mantém em movimento. Sim, as motivações podem mudar, mas sempre deve haver esse objetivo central que permanece com qualquer um ao longo da vida e pode ser o maior e mais alto, talvez até mesmo o motivador mais eficaz de todos. 

  

Ter o privilégio de conhecer muitos outros profissionais de todo o mundo é comum hoje em dia com a internet e tudo mais, e em 2024 nenhuma plataforma como o LinkedIn existe, criando um ambiente para se conectar com uma vasta coleção de profissionais de todo o mundo. E embora tenhamos ultrapassado algumas barreiras como geografia e idioma de alguma forma com a ajuda da tecnologia, ainda estamos trabalhando em barreiras sociais. 

  

Mas assim como o dinheiro parece ser o que impulsiona a maioria das agendas das pessoas, é desnecessário dizer que existe um grupo de indivíduos que expressaram como o dinheiro nunca foi um fator motivador para eles. Por mais bizarro que isso possa parecer, muitas pessoas em todo o mundo realmente se sentem assim. É difícil explicar para todos, mas a paixão ou amor pelo trabalho são exemplos dessa busca para muitas pessoas, até mesmo ao longo da história, que fizeram tudo isso sem se importar muito com o dinheiro. O que não significa que muitos não ganhem 

  

muito ao longo do caminho. 

  

Muitas coisas podem funcionar como motivação, desde sobrevivência, amor, condicionamento até ambição e/ou família. Qualquer identificação individual como sua motivação central, vem inteiramente de você, e para encontrar o que é seu, tente responder a 3 perguntas simples. Isso é bom para quando você sente que a vontade de trabalhar está se perdendo em um emprego que você estava uma vez animado em ter ou quando de repente não sabe mais por que faz o que faz. 

  

Primeiramente, Para quem você faz isso? É para a família, entes queridos, para você mesmo, quer parecer bom para os outros... Os seres humanos são seres sociais e intencionais, se não é para alguém, é para nós mesmos, mas sempre há alguém para quem fazemos algo ou trabalhamos. E no calor das coisas, à medida que os solavancos e hematomas, sucessos e derrotas começam a se acumular, podemos começar a esquecer para quem fazemos isso. E tal é a mente de qualquer ser humano que toma a decisão de dedicar seu tempo e amor ao que faz. É verdade, quem é isso também pode mudar com o tempo, mas o fato sempre permanece que trabalhamos para prover ou mudar a vida de alguém. 

  

O segundo é "o que há para você nisso?". Se você trabalhasse em algum lugar ou fizesse algum trabalho, o que há para você nisso é um motivador muito poderoso. Para alguns, o trabalho lhes traz paz, para alguns, realização, para outros, receber pagamento é incentivo suficiente. Agora, por mais óbvio que isso possa parecer, os seres humanos são seres inerentemente egoístas e nos importamos mais conosco e com nossos entes queridos antes de nos importarmos com qualquer outra coisa. Provamos isso na forma como devastamos ecossistemas inteiros ou levamos à extinção de outras espécies apenas para nosso próprio ganho. Por mais brutal que isso possa soar, é o que impulsionou nossa espécie desde os primórdios e nos fez sobreviver a alguns eventos de extinção em massa. E nada é mais eficaz em qualquer coisa, incluindo motivação, do que a natureza. Descubra o que você tem a ganhar fazendo o que faz e permanecer inspirado não será tanto um problema. Mas novamente, com qualquer coisa, como é a natureza humana, o que há para você também pode mudar com o tempo, mas a relevância da pergunta permanece. 

  

O número 3 é "há potencial para crescimento ou avanço?" Você vê, evolução, mudança, tudo isso está em nossa natureza e estagnação simplesmente não está. O objetivo central da humanidade é o avanço como espécie, é por isso que gastamos bilhões em coisas como viagens ou exploração espacial. Sempre queremos perseguir algo que tenha o potencial para avanço ou crescimento. É por isso que inventamos coisas como promoções no trabalho para permitir ambição e competição para impulsionar outros. Descobrir onde você poderia estar em algum momento futuro é um motivador muito poderoso. E não importa se isso foi ou não feito antes, apenas a capacidade de imaginá-lo pode te impulsionar. 

  

E se você se perguntar uma ou todas as 3 perguntas e a motivação para continuar em um emprego ou carreira ainda estiver perdida, apenas que você está naquele ponto em que precisa tomar uma decisão que viverá pelo resto da vida. 

  

É mais difícil de ouvir, mas mais fácil de aprender que o dinheiro não é ou nem sempre pode ser tudo, especialmente quando se trata de algo que você estará fazendo a maior parte de sua vida. Às vezes, o que você gosta pode nem mesmo pagar o suficiente, mas tudo se resume ao que você pode viver com, para quem você faz isso? o que há para você nisso? e há o potencial para crescimento ou avanço?


"Sou educador. Sou economista. Sou político. E agora também sou um bom contador de histórias, sabes?" - Robert Mugabe


Obrigado por ler! ❤

Toque no banner para se inscrever!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos