Formas de captar e analisar dados de engajamento

Formas de captar e analisar dados de engajamento

Entenda os caminhos para mapear e compreender as relações interpessoais dos colaboradores.

Dando continuidade à nossa série de artigos sobre diagnóstico de engajamento, hoje vou falar sobre formas de captar e analisar dados de engajamento. É sempre bom lembrar que, para o sucesso de uma organização, é essencial que todos os colaboradores estejam alinhados com a empresa, tenham conhecimento pleno de suas funções, se sintam apropriados e satisfeitos com tudo relacionado à companhia.

Ter clareza quanto ao nível de engajamento do funcionário é fundamental para saber se a orquestra empresarial está harmônica ou requer afinação. Esse é o papel do diagnóstico de engajamento: levantar todos os fatores, diretos e indiretos, que compõem as relações interpessoais dentro da empresa, analisar e propor melhorias.

SOBRE AS FORMAS DE CAPTAR DADOS DE ENGAJAMENTO

Para captar dados de engajamento de maneira efetiva, desenvolvemos dois formatos principais de trabalho. Eles são:

●      PONTUAL

Nós vamos até a empresa, fazemos as análises quantitativas e qualitativas, mas, semelhante a uma foto, essa captação apresenta um quadro fechado, e momentâneo, sendo importante para analisar um panorama inicial do engajamento dentro da organização. Falei bastante sobre as metodologias utilizadas para isso no meu último artigo, confira!

●      RECORRENTE

Esse tipo de captação entende o engajamento como uma onda, considerando as variáveis humanas ao longo do tempo. Semelhante a um filme, enfatiza-se a coleta de dados contínua para uma análise aprofundada.

Esse levantamento e análise de dados contínuos pode ser feito das seguintes maneiras:

1) PUSHES PERIÓDICOS: são as pesquisas rápidas feitas com os colaboradores, em intervalos curtos;

2) CONVERSA CONTÍNUA: através de um canal aberto, os funcionários da empresa podem emitir suas opiniões, dar sugestões e propor ideias de forma recorrente e proativa;

3) COMITÊS PRESENCIAIS DE ENGAJAMENTO: são os embaixadores de engajamento que fazem o trabalho de base na empresa, captando percepções através do contato direto;

4) MAPA DE SENTIMENTOS: o mapeamento da variação de sentimentos ao longo do tempo ajuda a entender a onda de engajamento. O colaborador é convidado a responder como se sente a cada dia.

SOBRE AS FORMAS DE ANALISAR E DEMONSTRAR RESULTADOS DE ENGAJAMENTO

Tão importante quanto coletar os dados é a forma como eles são analisados e transmitidos à equipe da empresa. Algumas das ferramentas que utilizamos são:

Relatório personalizado

É um relatório consolidado, trazendo os principais dados e insights originados das informações recolhidas, além de incluir os recortes que consideramos importantes sobre os índices de engajamento do cliente. O relatório personalizado da Santo Caos sempre traz uma complementaridade entre números, frases, sentimentos e percepções, traz correlações e conecta as informações da liderança e da base.

Relatório online

É uma plataforma online, a qual o cliente pode acessar a qualquer momento e de qualquer lugar, podendo realizar as segmentações que ele desejar. Esta possibilidade de recortes de informações feitas pelo próprio contratante é o grande diferencial deste recurso, pois pode ajudá-lo enormemente no desenvolvimento de estratégias de melhorias e entender as percepções do público analisado a partir de diferentes pontos de vista.

Personas

Outra ferramenta muito interessante que disponibilizamos é o perfil comportamental do público, representado pelas personas. Para isso, levantamos os principais gatilhos de engajamento e os cruzamos com outros dados, identificando padrões de comportamento. A partir daí, conseguimos determinar as personas. Isto torna as informações mais didáticas e facilita muito o momento de traçar estratégias para engajar as pessoas.

Documentário de vivências

A partir de uma vivência fora da empresa junto ao colaborador — visitas à casa da pessoa, conversa com familiares e amigos, imersão na rotina — criamos um documentário. O vídeo busca analisar e mostrar a vida dos funcionários de uma forma empática para as lideranças, contribuindo principalmente para a aproximação da organização com seus talentos. Esse tipo de entrega gera uma humanização muito grande dos empregados, e uma percepção muito mais real das lideranças sobre quem compõe a organização.

Espero que tenha gostado do artigo. Deixe sua opinião no campo de comentários! Esta foi a terceira de quatro matérias que vou escrever sobre diagnóstico de engajamento. Continue acompanhando.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Daniel Santa Cruz

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos