Fotografia rima com criATIV

Fotografia rima com criATIV

Para todos os amantes de fotografia, profissionais ou amadores o criATIV é o concurso certo!

A Mota Engil-ATIV lançou o desafio e os colaboradores aceitaram. Desde 2016 que organizamos internamente uma Mostra de Fotografia que divulga trabalhos

dos nossos Colaboradores, que fazem da Fotografia um hobby e uma forma de expressão e cujo contributo tem sido fundamental para o sucesso desta iniciativa!

Em 2023, e sinalizando um ano da nova marca ATIV, retomamos o projeto. Desta vez sob o mote “CriATIV”, convidámos todos os Colaboradores com uma paixão especial por esta área, a partilhar imagens recolhidas em contexto de lazer e trabalho, que nos contem uma ou várias histórias através da sua visão particular.

Este ano também destacamos a participação especial de Nuno Beja , fotógrafo profissional. Sinalizando o Dia Mundial de Fotografia, a Mota-Engil ATIV partilha o projeto criATIV e dá a conhecer um pouco melhor a pessoa e o profissional Nuno Beja, que ficou surpreendido pela “qualidade visual” dos trabalhos.

Nuno Beja nasceu em Lisboa e estudou Fotografia no IADE – Instituto de Artes e Design em 2003. No final do curso em 2006, começou a trabalhar como assistente de um dos mais consagrados fotógrafos de moda à época, Carlos Ramos. Durante os dez anos seguintes, trabalhou exclusivamente na área de moda e publicidade para o estúdio Um Ponto Quatro, tornando-se, em 2017, freelancer, fotografando para várias revistas e marcas.

Ainda em 2017, concluiu a licenciatura em Fotografia e Cultura Visual no IADE, começando a dar aulas na Escola Superior de Educação de Lisboa. Atualmente, está a acabar o mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico na Escola Superior de Teatro e Cinema que considera ser um complemento e uma mais-valia na sua atividade.

Nos últimos anos, Nuno Beja tem desenvolvido ainda vários projetos de fotografia em colaboração com as companhias de teatro nacionais, como Teatro Comuna e Teatro Politeama.

E o que é que Nuno Beja gosta mais na fotografia?

“O contato com as pessoas, foi desde sempre a área da fotografia que mais me fascinou. Eu gosto de trabalhar com pessoas, gosto de captar as Camadas que existem por trás daquilo que vemos já como produto final, no fundo encontrar a profundidade, da ação do gesto ou da intenção do gesto, o olhar”, sublinha.

E o que considera Nuno ser uma boa fotografia?

“É sempre subjetivo, mas do meu ponto de vista e num primeiro impacto, uma boa fotografia tem de nos conduzir para uma tridimensionalidade e percorrer diversos caminhos dentro da imagem. Tem de ter alguma mensagem, que seja algo que nos leve a pensar e só então, surge a importância da composição da imagem, nomeadamente a parte cromática e a parte dos elementos”, acrescenta o fotógrafo.

Nuno Beja aceitou sem hesitar o desafio de ser júri do criATIV, projeto que já faz parte da história e cultura da empresa, acreditando na importância do envolvimento dos colaboradores, neste tipo de iniciativas. “Primeiro, vejo que existe um prazer genuíno na partilha e essa parte da partilha é bonita e segundo, a importância desses laços humanos contribui para que as empresas cresçam e ao receber o convite fiquei muito contente por poder fazer parte desta comunidade”.

E realça que a nível de seleção dos trabalhos, independentemente da qualidade técnica das imagens, que nem é o mais importante, “procuram-se fotografias que se destaquem pela visão personalizada e a história que contam e do que vi estou bastante surpreendido pela qualidade visual. No final o que conta é criar visibilidade e valorização do esforço dos participantes!”

Como vem sendo habitual, as fotografias selecionadas serão integradas numa exposição itinerante, que irá percorrer os escritórios ATIV.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos