Fuja dos líderes "moeda"
Líderes moedas são aqueles que um dia “mostra a cara”, no outro dia “mostra a coroa”.
Infelizmente, a maioria das promoções para liderança nas empresas brasileiras, é a partir dos resultados operacionais. Poucas empresas se atentam nessa promoção quando o assunto é a “capacidade desse novo gestor em desenvolver pessoas”.
Essa inabilidade de “lidar com gente” causa muitas dores, atingindo não só o time, mas, stakeholders. A empresa adoece, o time adoece, a família do colaborador doente adoece e o mercado sofre!
Conheça esses líderes:
Chega no departamento com o discurso de que veio para salvar o setor. Diz que ele foi responsável para colocar a empresa XYZ em patamares maiores.
Veja bem: para “salvar” uma empresa, não é um trabalho individual. Um time ou vários times estão envolvidos nesse processo.
Acha que só ele sabe tudo. Passa por cima dos especialistas do setor, desvaloriza funcionários com mais anos de casa, mesmo sem nunca ter conhecido a história de dedicação de cada um desses colaboradores.
Cuidado! Quem está chegando pode conhecer tudo sobre mercado, mas, não conhece NADA sobre a empresa.
Não estuda, não conhece o mercado, massssss, fala muito bem! Convence muito bem!
Diz que faz isso, faz aquilo, mas na hora do “vamos ver”, na hora de “mostrar o resultado”, é gluglu pra cá, gluglu pra lá e sobrará para o time consertar o estrago.
Entenda: ninguém faz milagre na gestão! Tudo é construído e isso leva tempo!
Recomendados pelo LinkedIn
Esse aqui chega no departamento entrevistando individualmente cada um dos colaboradores e para todos diz que está buscando um “braço direito”. Promete tudo para todos, mas, não cumpre nada.
Atenção: esse líder não espera que o “braço direito” tenha tempo para aprender o que ele quer, e já parte para buscar um “novo braço direito”. O que ele faz com o “velho braço direito”? Geralmente, volta ele para a função anterior e cria um clima desagradável.
Assim como no desenho, esse líder gasta horas e horas arquitetando planos mirabolantes. Geralmente esses planos são arquitetados “nas madrugadas”, porque esse líder no dia seguinte, muda tudo no setor sem comunicar nada para ninguém. Com isso, tudo dá errado. Mas, o líder Cérebro precisa achar um culpado! Assim como no desenho, o culpado sempre é o Pinky, mas, na empresa, a culpa sempre é do time “fraco”.
Tenha cautela com promessas mirabolantes. Ninguém faz milagres na gestão, lembra?!
Assim como na famosa “Corrida Maluca”, esse líder passa o dia tentando atrasar o processo, seja nos puxões de tapete de parceiros, seja trapaceando o time, quando deveria focar no resultado. Vale lembrar que todo Dick Vigarista tem seu fiel parceiro. Infelizmente, esse líder encontra no time um “Muttley” que está sempre atrás da “medalha”!
Aprenda: se você não for um Muttley, dificilmente será reconhecido por esse gestor.
E aí, conhece algum desses? Como foi sua experiência?
Dra.Érica Belon
Doutora em Administração de Negócios
Neurocientista
Empresária / Palestrante / Professora
Especialista em ajudar pessoas a corrigirem suas rotas
11 9.9330-7208
Auxilio na gestão da empresa desde contratação e funcionamento no dia a dia
2 aAdorei o conteúdo, muito verdadeiro !
Químico
2 aDesculpa Dra.Erica Belon mas os exemplos acima não conrrespondem á líderes. O líder escuta, treina, orienta auxiliam, motiva e incentiva seus cooperados. Na minha opinião esses exemplos são de "chefes" O termo líder é único. Porém chefe tem várias denominações. Mas isso é apenas visão.
Consultora SAP MM e PP | Gerente de Supply Chain e Customer Operations
2 aTão verdadeiro
Supervisor de Produção GESTAMP #Somos “OneTeam🎯”
2 aBoa definição, e como tem líderes assim rsrsrs