Futuro do trabalho e empresa familiar: uma combinação necessária e possível

Futuro do trabalho e empresa familiar: uma combinação necessária e possível

Desde 2008 eu pesquiso, dentre outros temas, sobre futuro do trabalho, dentro de um guarda-chuva maior que é Desenvolvimento Humano, minha grande paixão.

Domenico de Masi, sociólogo italiano, traz em seu livro “O Ócio Criativo” a ideia de que um dos pilares desse trabalho do futuro é a possibilidade de integrarmos trabalho, estudo e jogo. Ou seja, não mais segregar nossa unidade.

Importante ressaltar que não se trata aqui de deixar o trabalho dominar a vida e chamar isso de “integração”. Mas sim, procurar criar um ambiente em que o aprendizado, o bem-estar, a leveza e a diversão também possam estar presentes.

Pois bem, desde 2009 (e de forma intensa desde 2018) eu atuo na empresa que minha mãe fundou há 43 anos, num processo de modernização e profissionalização de empresa familiar.

A empresa é de Gestão, Contabilidade e Consultoria Jurídica e Tributária - ou seja, profissões bem tradicionais. Esses universos (futuro do trabalho e empresa familiar) parecem, a princípio, incompatíveis.

Mas eis que anos depois, hoje eu facilitei um processo lindo com a minha equipe Fiscal em que ao mesmo tempo em que fizemos uma reunião para mapear nosso fluxo de trabalho, aprendemos sobre processo decisório e como fazer reuniões mais eficientes.

Junto com isso rimos, escutamos os anseios, demos feedbacks mútuos, percebemos que alguns pontos da comunicação estavam falhos e acolhemos isso com leveza. E ao final o grupo saiu com a sensação de uma reunião produtiva, ainda que tivesse estourado o tempo previsto.

Pude ver a inteligência coletiva do grupo acontecendo e como a singularidade de cada pessoa compõe a potência do todo.

Onde há gente há potência. Não importa se estamos numa multinacional na capital ou numa pequena empresa no interior. Cada cenário tem sim suas particularidades, claro. Mas ambos fazem parte de um mundo cada vez mais complexo que pede de nós novas práticas, adaptação, abertura ao erro e ao novo, resiliência e inteireza de ser.

E junto com tudo isso ainda transbordei de orgulho de ver tanto conhecimento, responsabilidade e cuidado no meu time! 

#empresafamiliar #gestão #desenvolvimentohumano #futurodotrabalho #gestãodepessoas

Fernanda Abrantes

Facilitadora de Diálogos, Mediadora Organizacional, Consultora de Desenvolvimento Humano, Coach, Empreendedora

3 a

Adoro e imagino que tenha sido maravilhoso!!

Ao ler você escrevendo sobre a reunião com a sua equipe, fiquei com a sensação que vocês se permitiram seguir um fluxo juntos... pareceu gostoso! Fiquei com vontade de ser da equipe!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Paula Coscrato dos Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos