Galvão Bueno fora da Globo é uma boa notícia para os dois lados
A relação contratual de trabalho do narrador Galvão Bueno com a TV Globo chegará ao fim no dia 31 de dezembro de 2024. A informação revelada pelo site do jornal Folha de S. Paulo está longe de ser uma notícia bombástica, mas é um fim de um ciclo em que ambos só têm a ganhar com isso.
Serão 43 anos do lendário narrador na TV Globo. De acordo com a mesma nota da Folha, Galvão Bueno entregará dois compromissos assumidos no último contrato assinado entre as partes em 2022: quadros para o Esporte Espetacular e a apresentação de um reality show para achar um novo narrador para a emissora.
Enxergo esta despedida no reality show com um movimento muito simbólico, como se fosse uma passagem de bastão. Mas espero que a Globo entenda que nunca achará um profissional que poderá se tornar um Galvão Bueno, até porque o Galvão é único.
Por que nunca mais haverá um narrador com a importância que Galvão Bueno teve para o esporte na Globo?
Mas ainda que não consiga achar um novo Galvão Bueno, o fim da parceria com o narrador é uma grande oportunidade para a emissora enfim consolidar Luis Roberto como o seu substituto. Como postei em vídeo aqui neste mesmo Linkedin, penso que durante os Jogos Olímpicos Paris 2024 faltou coragem para a emissora para fazer esta passagem de bastão, a ponto de Luis e Galvão “disputarem espaço” na cerimônia de abertura.
Recomendados pelo LinkedIn
Oportunidade para o "vovôtuber" Galvão
Livre do contrato com a Globo, Galvão pode (e vai, como ele já mesmo disse) dedicar os seus esforços no seu canal de Youtube, hoje chamado de Canal GB, com mais de um milhão de inscritos, mas que deve mudar de nome.
Galvão pretende, inclusive, adquirir direitos de transmissão de alguns eventos. Vale lembrar que o narrador conseguiu em 2023 transmitir uma partida da seleção brasileira, fato que incomodou a própria Globo na época. O vídeo da transmisão do amistoso contra Marrocos rendeu quase 10 milhões de visualizações.
Galvão tem tudo para se dar bem nesta nova empreitada. Se manter a toada de sua página pessoal do Instagram, o estilo "bom vivant" e bem humorado tem tudo para emplacar - hoje a sua página tem mais de dois milhões de seguidores.
Para este profissional da comunicação que escreve estas linhas, chega a ser animador ver um comunicador de 73 anos, que teria tudo para se aposentar no auge e curtir a vida, achar um caminho para se reinventar e manter relevância nesta era dominada pelo digital.
Jornalista
3 mGostaria muito que o Galvão conseguisse os direitos de amistosos da seleção brasileira para transmití-los no YouTube e pudesse ter nomes como Marcos Uchôa e Tino Marcos. Acho que ele ficaria muito mais feliz e o público ganharia ainda mais em qualidade.