Gamificação.
Com certeza você já ouviu que a diferença entre os homens e os meninos são os valores de seus brinquedos.
Considerações a parte, o que vale é que nós humanos somos guiados pelo lúdico. Os jogos estão na história da humanidade desde os primórdios da civilização e através dele aprendemos regras sociais , limites e estratégia. Desenvolvemos nosso pensamento lógico e ganhamos autonomia.
Tudo bem , mas o que isto tem a ver com Marketing?
Aplicar a Gamificação em programas como de fidelidade levam a uma maior adesão dos consumidores a estes programas. E unindo uma plataforma de Gamificação com mídias sociais, por exemplo, o ganho se torna não só mais tangível como a questão de recompensa se torna mais interessante.
Para pontuar a importância dos GAMES nos novos consumidores,nesta semana tivemos dois eventos que para a geração anterior a Internet pode parecer estranho, mas mostra a grandiosidade e poder dos jogos:
“LOL” – um evento em São Paulo com mais de 10 mil pessoas in loco assistindo, Arena Fan Fest , direito a transmissão pela TV e Cinema, comentaristas, torcidas, algo comparável a uma final de Champions League ( e não era a final mundial , ok)
Pokemón GO – lançamento de uma releitura do Pokemón num nível que mistura realidade com o virtual, levando milhares de pessoas as ruas na Austrália e Estados Unidos, para caçar Pokemón. As ações da Nintendo dispararam e a polícia teve que orientar as pessoas por questões de segurança.
Fiquemos atentos e nas próximas estratégias , deixe seu lado "gamer" aparecer. Seja para passar uma mensagem , vender um conceito, traga o lúdico para dentro da campanha!
Você verá que o Marketing pode e deve ser mais divertido!