"A gente nasceu para isso!"

Para tudo que vamos fazer precisamos de um curso, uma formação, uma graduação, uma especialização, ao menos um tutorial. Mas quando falamos da extraordinária missão de desenvolver um ser humano, sendo mãe/pai vem àquela frase clássica: ‘Relaxa, você nasceu para isso’! Graças ao tempo passado, ao conhecimento gerado, as pesquisas e estudos realizados a gente pode mais do que nascer biologicamente para ter uma criança.

O que pode nos ajudar a encontrar um caminho nessa jornada é saber qual o propósito dessa vida gerada? Como eu quero desenvolver essa relação de pai/mãe e filho? Quais os conhecimentos de criação de filhos que eu recebi dos meus pais e quero passar para os meus filhos e quais eu não quero repetir? Como eu vejo meu filho daqui a cinco, dez, quinze anos? Reflexões assim ajudam a nortear o caminho para uma conexão com seu filho e uma relação saudável e respeitosa. Nos a ajuda também a criar nosso próprio caminho nessa educação e não apenas reproduzir a criação que vai passando de pai para filho sem reflexão alguma, mas esperando resultados diferentes.  

Temos uma grande aliada nessa trajetória a escola (educação formal) que faz parte da vida das crianças cada vez mais cedo. E na maioria das vezes é uma grande preocupação dos pais a escolha da escola, qual a linha pedagógica, o que a criança vai aprender, quais habilidades vai desenvolver. E tem uma frase bem clichê dos pais: “O que você aprendeu hoje na escola?”. Mas e em casa o que sua criança tem aprendido? O ART. 1º  da Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, começa da seguinte forma "a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil nas manifestações culturais” (L.D. B Título I Educação). Então a educação é uma responsabilidade compartilhada entre família, escola e sociedade. Assim voltamos à questão inicial de se preparar para desenvolver nossas crianças.

E se tivesse um profissional especializado em desenvolvimento infantil para ajudar a criar conexão com sua criança, ajudando a desenvolver sua personalidade, talentos e habilidades de vida? O Atendimento Educacional Especializado é um aliado que trabalha em parceria com os pais para atingir todos esses objetivos acima citados, com metodologias específicas e atendimento personalizado atendendo a necessidade de cada família para criar uma relação de respeito e conexão entre pais filhos; desenvolvendo estratégias ligadas aos comportamentos da criança em casa, na escola e em seu convívio social, fomentando a mudança das concepções sobre o desenvolvimento e a educação; desenvolvendo habilidades emocionais das crianças; trabalhando conceitos como, responsabilidade, liberdade, limite, cooperação; e ajudando a criança a desenvolver seus melhores talentos. Seguindo a visão de Maria Montessori “orientar sem destruir, direcionar sem corromper para educar com o grande objetivo de potencializar ao máximo a essência de cada criança”.


Daniele Azevedo

Analista de Gestão e Planejamento Operacional| Gerenciamento de Fornecedores| Consórcio| Prevenção e Fraude| Financiamento Veículos| Backoffice| Projetos

5 a

Excelente

Marlon Rizzo, MSc, PMP

MSc Materials and Metallurgical Engineering | Project Management Professional I Process and Industrial Development Engineering | University Professor

5 a

Excelente texto! Seria um grande avanço para a sociedade melhorar esta relação entre pais e filhos, em um mundo no qual está relação familiar esta cada vez mais afetada pelos problemas atuais e pela tecnologia, que apesar de boa, pode prejudicar a proximidade das pessoas e os planos/expectativas que deveriam ser construídos com o tempo entre os pais e seus filhos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos