Geração Z e a Mentoria: um caminho para a Liberdade Profissional
Não faço ideia se chegou até aqui por ser da Geração Z, por ter interesse em mentoria ou por eu ter mencionado a questão da liberdade profissional no título. E sendo bem sincera, tanto faz qual o seu cenário, porque na verdade o que de fato veio entender aqui é de que forma o "caminho" pode lhe auxiliar e mudar sua vida.
Como sei que hoje o tempo é uma das coisas que mais valorizamos e investimos de forma inteligente (ou pelo menos deveria ser assim), resolvi escrever este artigo com partes independentes para que você otimize o seu e leia apenas a parte que está conectada ao seu cenário atual.
Se você é Geração Z, comece aqui
Nasceu entre os anos 1995 e 2010? Prefere métodos rápidos e ágeis? Busca maior autonomia? Procura caminhos que lhe permitam ter maior flexibilidade? Alinhamento dos objetivos, ambientes e valores pessoais faz parte do seu DNA? Se para a maioria ou todas, disse sim, vou lhe explicar o que ganha ao buscar um processo de mentoria para lhe auxiliar no desenvolvimento da carreira ou mesmo pessoal:
Quer mais? Vou lhe contar o que mais me atrai então: estar satisfeito(a) consigo mesmo(a) e com a carreira escolhidapara o momento.
Eu sei que não quer trabalhar em algo que não lhe satisfaz, que não está alinhado com seus valores, gostos, vocação…e sei também que enquanto não encontrar o caminho que dê "match" com suas preferências e bem-estar, vai mesmo entrar e sair de empresas e carreiras até encontrar o que lhe faz feliz (e pague os boletos). O ponto é: vai mesmo preferir entrar nessa busca sozinho(a) sem ter ideia se o processo será curto, longo ou mesmo eterno? Será que não vale buscar uma mentoria com profissional capacitado para otimizar seu tempo e lhe auxiliar a conquistar o seu estado de satisfação?
Sabia que 85% dos colaboradores entre 18 e 24 anos disseram que hoje estão satisfeitos em suas áreas de atuação porque tiveram mentores?
O modo como lida com o seu processo de aprendizado e busca constante de conhecimento para evoluir na vida precisa ser reavaliado de tempos em tempos. O Marcelo Veras, CEO - Ecossistema Inova, conta neste episódio do Dalbosco Cast, o podcast do Ricardo Dalbosco, estrategista de marcas pessoais e palestrante internacional, de que forma o mercado da educação irá mudar até 2030 e como você, que é da Geração Z, pode se preparar para ele.
Se você busca ser mentor ou mentora, comece aqui
Vou logo começar com os benefícios que poderá ter ao tornar-se mentor ou mentora:
Está bom para você? Ainda não? Então deixa eu partilhar alguns dados com você:
Vantagem em termos de desenvolvimento pessoal e de carreira você tem. Mercado para atuar também, principalmente se criar um processo de mentoria que englobe a Geração Z, já que esta estará em maior peso no mercado nos próximos anos. Qual seria o obstáculo para não entrar no mercado de mentoria? Já sei. Talvez o que lhe impeça não esteja relacionado às vantagens e oportunidades de ser mentor ou mentora, mas ao julgamento dos outros.
"Ah mas entrar no mercado de mentoria agora significa ter que criar uma outra carreira. Será que o mercado vai olhar isso com bons olhos?".
Bom, se essa é sua maior preocupação, já lhe adianto que está criando problema à toa e dando vida a uma desculpa que pode empacar seu sucesso.
Recomendados pelo LinkedIn
Duas informações que precisa saber e entender:
Portanto, tire da mente a ideia de que o mercado poderá olhar para si de forma não positiva por iniciar uma nova carreira. Eu fiz isso, meus mentorados também e espero que você se permita criar essa oportunidade. Falando em mentorado, o Sérgio Lopes, mentor e palestrante de liderança e carreira, participou do Dalbosco Cast, e contou como foi a experiência dele ao fazer diversas transições de carreira até hoje.
Se você quer investir na Liberdade Profissional, comece aqui
Antes de investir na sua, se eu lhe pedir para me explicar qual o conceito de Liberdade Profissional, você sabe me responder?
Não existe um conceito. Não existe "o" conceito. Liberdade Profissional pode ser:
Liberdade Profissional tem vários conceitos. Não tem o certo ou o errado, mas existe aquele que faz mais sentido a você, aos seus valores e realidade. Para mim, liberdade profissional é poder escolher uma carreira que me gere satisfação e seja útil e significativa a outras pessoas.
Se é isso mesmo que busca, sabe o que gosta de fazer e tem experiência, recomendo explorar o seu conhecimento. Mostre ao mundo como pode impactar e auxiliar outros profissionais a expandirem suas habilidades, a realizarem seus sonhos, a alcançarem o sucesso, a conquistarem algo que tanto querem…Mais impacto positivo, mais autoridade, mais liberdade, mais bem-estar, mais satisfação. E como mostrar ao mundo? Sou suspeita, óbvio, mas investir na sua carreira como mentora ou mentora é um dos melhores caminhos para obter a sua tão sonhada liberdade profissional.
Não temos como medir nossa felicidade e satisfação, mas temos como sentir e a sensação de ter a liberdade de poder decidir sobre seu tempo, impacto e qualidade de vida…ah, é uma das mais viciantes que podemos ter.
Se quiser acompanhar mais dicas e temas como esse, convido você para assinar minha newsletter, me seguir no Instagram e também se inscrever no meu canal no YouTube, o Soulju.
Sou Ju Fernandez, LinkedIn Creator, cofundadora da Mentoring Academy, empresária, jornalista, UGC Creator, mentora de profissionais em quatro continentes que buscam ter liberdade e qualidade de vida.
Você também pode acessar esse conteúdo no Medium ou no site Soulju.
Administrador | ME - Ministerio da Economia
8 mAgradeço pela postagem e por compartilhar.
Assistente Executiva VP LATAM Arthrex Brasil | C-Level Executive Assistant | Jornalista | Comunicação | Eventos | Responsabilidade Social e ESG
8 mExcelente artigo Ju Fernandez (Soulju)!!! Eu trabalho com muitas pessoas da geração Z e essa capacidade de vivenciar várias realidades ao mesmo tempo é bem evidente neles. O perfil ideal para vivenciar esse leque de opções.
Palestrante | Mentor de Marcas pessoais para carreiras de sucesso | LinkedIn Top Voice e Creator | CEO | Escritor Best Seller | Conselheiro | Personal Branding | Docente | Doutorando | Colunista | Embaixador de marcas
8 mBoa reflexão Ju Fernandez (Soulju)! Ter mentores é fundamental dentro dessa jornada.