Gerenciamento de crise em RI: o que você pode fazer?

Gerenciamento de crise em RI: o que você pode fazer?

O ano de 2022 foi marcado por movimentações expressivas no mercado de capitais brasileiro. Entre demissões em massa, startups listadas em bolsa decaindo e a perda de valor expressivo de companhias até então consolidadas, os investidores ficaram aflitos. 

De um lado, essas empresas precisaram lidar com todos esses obstáculos para se reerguer e manter uma trajetória positiva de sucesso. Do outro, investidores buscando informações congestionam websites e linhas telefônicas. 

Qual é o papel do RI quando a instituição está passando por um momento de crise? 

Grande parte do trabalho realizado pelos profissionais de RI consiste em lidar com pessoas. Isso significa lidar com os anseios, dúvidas, expectativas e sentimentos dos investidores e parceiros das empresas. 

É importante lembrar que, independentemente das análises e de toda a matemática envolvida nos processos, as pessoas têm emoções e as reações delas podem ser imprevisíveis. 

Imagine, por exemplo, como as empresas especializadas em entrega se comportaram durante a greve dos caminhões aqui no Brasil. Ou companhias focadas no varejo físico quando surgiram os primeiros casos de coronavírus. 

O objetivo dos investidores é avaliar riscos e fazer julgamentos a partir da perspectiva de que uma empresa vai ou não alcançar determinados resultados no futuro. Em tempos de crise, o RI deve transmitir a sensação de controle e se comunicar com eficiência para isso.

Pensando nisso, três dicas práticas para o RI em momentos de crise: 

1. Foque na viabilidade

Neste cenário, as métricas mudam e a forma como se avalia o potencial de negócio também. Você deve explicar para os investidores que a empresa tem dinheiro suficiente para continuar as operações. Se não tiver, explique como vão fazer para conseguir o capital que a companhia precisa. 

É importante apresentar um plano de mitigação dos prejuízos. Descreva, por exemplo, como a empresa pretende economizar, quais gargalos financeiros serão cortados e o que está sendo feito naquele momento. 

2. Seja transparente

Poucas coisas são tão assustadoras para os investidores quanto o descontrole. Deixar o investidor desorientado vai aumentar a insatisfação e abrir espaço para que ele imagine que a empresa está em uma situação pior do que realmente está. 

Atualize o site, utilize bem o mailing e esteja preparado para responder perguntas. 

3. Realce as ações para contornar a crise

Apresente aos investidores o que está funcionando dentro da companhia. Destaque os planos de contenção, enumere as operações eficientes e, principalmente, conte quais são as estratégias da empresa para superar as adversidades. 

Aproveito para perguntar se você, profissional de RI, já passou por um momento de crise. Como a sua empresa lidou com este cenário complicado? 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cássio Rufino

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos