Gestão Ágil de Projetos em um ambiente global e virtual: o meu contexto.

Gestão Ágil de Projetos em um ambiente global e virtual: o meu contexto.

Já faz bom um tempo que o tema Gestão Ágil de Projetos passou a fazer parte do nosso cotidiano. Um assunto recorrente entre os profissionais da área, nas bancadas das empresas, na salas de aula da academia e, claro, no mercado!!! Tanto que existem inúmeros treinamentos disponíveis e uma enxurrada de novas certificações (algumas, inclusive, bem mequetrefes, que exigem pouco - ou quase nada - para você se certificar). Porém, este é um assunto para outro post... o propósito deste aqui é comentar como a Gestão Ágil de Projetos é aplicada em um ambiente global e virtual. Vou compartilhar sobre o meu contexto atual.

Antes de avançar, quero reforçar que não estou aqui para catequizar ninguém e muito menos para afirmar que esta é a forma correta de fazer, ou menos ainda que esta é a única forma correta. O conhecimento já produzido é tão vasto (e eu ainda estou tão distante de ser um champion neste tema) que seria muita presunção minha ter esta expectativa. Outro fator relevante que também precisamos considerar é o contexto! Cada contexto é praticamente único! Dificilmente você conseguirá replicar algo que já deu certo, simplesmente fazendo um "Ctrl C / Ctrl V". Você terá sim que dedicar um esforço para encontrar a melhor abordagem, de acordo com cada contexto, para aplicar o que sabe.

Estamos alinhados!? Espero que sim, mas se você quiser testar algo do que vou dizer daqui em diante, ótimo... siga em frente, fico lisonjeado! Mas cuidado, a chance de não dar certo não é pequena!

Agora sim, o meu contexto, e vou limitá-lo a minha atuação como Agile Adoption & Transformation Officer da FinConecta (pesquise, recomendo!). Somos uma empresa global, com soluções de vanguarda, num ambiente extremamente dinâmico, permeado por inovações constantes, tecnologia de alto nível e extremamente alinhada com as tendências do nosso mercado. Temos Clientes em diversos países e continentes. Nosso time também está presente em diferentes países, ou seja, trabalhar de forma virtual é a nossa cultura (e fazemos isto muito bem!).

Muitos dizem que adotar práticas do Scrum em equipes virtuais não funciona! Bem, aqui é diferente, funciona! Todos os dias, cada um da equipe reporta seus avanços (similar ao que faria numa daily scrum meeting) num canal do Slack (isso mesmo no Slack!!!). Se tem algo pegando, os demais membros da equipe já podem atuar. Nossa daily scrum dura muito menos do que a famigerada reunião em pé de 15 minutos e é muito mais eficiente - todos reportam suas ações e os responsáveis se envolvem na resolução dos problemas de forma imediata, independente, auto-gerenciável e ágil (verdadeiramente ágil). Você deve estar se perguntando... então vocês não se falam, não conversam, é tudo por Slack?

A resposta é óbvia! Claro que não!!! Não dá para não conversarmos, mas o fato de estarmos em diferentes países, em diversos fuso horários, não é um problema ou um limitador. Quando precisamos nos falar, usamos o Zoom. Abrimos uma sala virtual, falamos por vídeo conferência (seja pelo laptop, pelo tablet ou pelo smartphone) e falamos! Simples assim. Interagimos muito bem, mesmo estando a milhares de quilômetros uns dos outros. Somos ágeis, mesmo não estando geograficamente no mesmo local, no mesmo escritório. Nosso escritório pode ser em qualquer lugar do mundo, basta ter acesso a web. Faço boa parte do meu trabalho em home-office, uma vez por mês vou ao nosso HQ em Miami, quando necessário vamos até o nosso Cliente não importa em qual lugar do mundo ele esteja, mas independente disto, a minha performance é a mesma.

Beleza, já comentei sobre como reportamos o progresso das nossas atividades, como nos falamos, faltou comentar como organizamos nossas tarefas. Para isto, usamos o Workast. Uma plataforma integrada ao Slack, onde criamos nosso backlog, estimamos o esforço das atividades, alocamos os responsáveis, priorizamos nossos sprints e acompanhamos a evolução tanto com o nosso Time, como também com nossos Clientes e Parceiros. De novo, o fato de não estarmos fisicamente no mesmo escritório, não interfere em nada no nosso modelo de Governança.

Parece tudo lindo, talvez você até esteja questionando se realmente é assim que funciona... se eu não estou floreando demais ou escondendo as buchas... mas não... é assim mesmo que funciona, e o melhor, funciona! Temos dificuldade? É claro que temos, mas nós simplesmente resolvemos, o mais rápido possível e sem apontar o dedo para ninguém. Conversamos, alinhamos, resolvemos e seguimos em frente.

Por que funciona? Aqui detalho os ingredientes que temos que nos ajudam a construir uma vibe muito bacana para trabalhar com uma abordagem ágil e virtual:

  1. Todos temos o mindset ágil - Nossos gestores executivos (CEO, CTO e COO) são profissionais com larga e sólida experiência, atuando em grandes empresas globais. Eles são os grandes promotores desta cultura. Eles são ágeis, pensam ágil, e criaram a empresa para ser ágil! Isto faz parte do nosso DNA e todos nós somos incentivados a atuar desta forma.
  2. Aprendemos com nossos erros e nos adaptamos muito rapidamente - Em todos os projetos que atuo, frequentemente temos reuniões de alinhamento, troca de ideias e compartilhamos lições aprendidas. Estamos em frequente evolução, nada está "escrito na pedra" e estamos sempre buscando evolução. Toda semana, todo mês, estamos revendo processos, boas práticas e buscando ser cada vez mais eficientes (e isto é do cara&%$!!!!).
  3. Somos um Time de "diferentes" e centrados no Cliente - é impressionante como todo o Time participa e contribui para oferecer a melhor solução aos nossos Clientes. Eu nunca havia trabalhado em um ambiente onde as competências do Time são realmente complementares e todos, realmente todos, sempre possuem algo para contribuir e todos, absolutamente todos, tem voz e são ouvidos. Já trabalhei em outras grandes organizações, e me orgulho de todas elas, inclusive com equipes de alta performance, mas nestas experiências anteriores, faltava um pouco de diversidade... eram todos muito bons (acima da média), mas muito bons no mesmo assunto, com experiências profissionais similares e, até mesmo, formação acadêmica e especialidades quase idênticas. Agora, trabalhar com um Time tão diverso como o da FinConecta é um privilégio, e com certeza é um ingrediente chave para nossa proposta de Gestão Ágil de Projetos estar sempre evoluindo para melhor.


Efigenia Amoroso

Consultora na Amoroso Associados

5 a

Muito bom!!! O conceito da diversidade de pensamentos fortalece a forma de gestão!

Claudio Marcio Moreira

E-commerce | Marketplace | Full Commerce | Fullfilment | Drop Off & Pick Up | Transportes | Gestão de Frota | Manutenção | Gerenciamento de Risco | Gestão de Projetos

5 a

Ler seus posts é um grande aprendizado Acílio! Além de muito competente, acessível e inúmeros adjetivos, sempre demonstra grande desejo em compartilhar conhecimento, pois presenciei isso quando trabalhamos na mesma organização. Parabéns pelo texto, pela honestidade e pitada de realidade!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos