Métodos ágeis adaptados a Gestão por Processos
Tenho lido um pouco mais sobre os métodos ágeis e sua aplicação no cotidiano de Gestão por Processos. Aprendi um pouco, muito longe de conhecer realmente todo o universo que métodos ágeis e processos podem ter ao aliar-se as teorias.
O que tem me chamado a atenção e foi tema de debate em grupo de discussão sobre o tema (ao qual eu frequento) este mês é que métodos ágeis majoritariamente é relacionado a incrementos em tecnologia – Software, propriamente dito. Há uma certa disseminação de que o método ágil tem regras e terminologias que não podem ser alteradas. No caso do Scrum, mais famoso dos ágeis, o debate se deu pelo uso das terminologias e pela necessidade de ter exatamente os nomes apontados pelo Scrum Guide, caso contrário, melhor nem falar que é Scrum.
Gestão por Processos e métodos ágeis verbalizam algo que considero importante para as tarefas do dia a dia, que é a necessidade de se organizar as atividades e fazer com que elas sejam realizadas de modo mais eficaz possível. E para isso, ter ferramentas que contribuam com esta ordenação é fundamental para ambos os temas.
"Fazer mais que uma coisa ao mesmo tempo te torna mais lento e pior em ambas as tarefas. Não faça isso. Se você acha que isso não se aplica a você, você está errado". Jeff Sutherland, criador do Scrum
Os métodos ágeis, conforme seu manifesto, prega que indivíduos e interações são mais importantes que processos e ferramentas. Um tanto provocador para o cenário atual das empresas, que procuram padronizar atividades e criar ferramentas para seguir estes processos. Então, quando se lê o resumo do manifesto a impressão que temos é essa mesmo. Na realidade, o método ágil diz que profissionais podem alterar processos e que estes não são completamente amarrados e isentos de questionamentos e adequações. Os processos mudam à medida que as demandas necessitam destas mudanças.
Entendo eu que esta mudança também faz parte das teorias dos métodos ágeis. Assim como Gestão por Processos atua com a implantação de melhorias que gerem valor às atividades dos profissionais que dela fazem uso, os métodos ágeis trabalham visando a entrega de incrementos de valor a organização. Ambos atuam visando transparência, inspeção e adaptação. E este último item é fundamental para a integração destes dois conceitos no cotidiano empresarial.