Gestão como base de escala e solidez
Governança, visão estratégica e desenvolvimento de pessoas são a base de negócios que buscam operar com solidez em cenários de alta competitividade. Sem manter práticas de gestão no dia a dia da operação, aliadas a tecnologia, torna-se mais difícil ser realmente escalável.
Tornar estas palavras realidade é o desafio para ajudar companhias a mudar de patamar. Neste processo, adotam práticas de governança, a fim de proteger os três subsistemas: patrimônio/propriedade, negócio e família (quando aplicável). Com base nesse trabalho, conseguem direcionar e acompanhar os avanços, garantindo a perenidade das organizações e a construção do legado a ser passado para as próximas gerações.
Junto à governança, é preciso que haja planejamento e visão estratégica de longo prazo do negócio. Afinal, estamos discutindo solidez e escalabilidade. Líderes devem estar aptos a fazer escolhas críticas para o futuro da companhia. Por exemplo, em que áreas investir, quais produtos priorizar e em quais mercados deseja competir – com um mapa mais preciso e direcionado, o crescimento se torna mais factível. O desafio da estratégia é, em último nível, poder escolher o que não fazer. Atualmente, a lista de oportunidades para as organizações aumenta de forma exponencial, mas nunca foi tão presente a máxima de que “tudo posso, mas nem tudo me convém”.
Seja no nível tático quanto no operacional, estabelecer métricas de desempenho, metas, planos de melhoria e padrões de trabalho são providenciais para garantir a estabilidade da operação, a qualidade de seus produtos e serviços e a previsibilidade dos resultados.
Pessoas e tecnologia
Aliado a todos esses movimentos, existe a necessidade de se trabalhar com pessoas – e o seu desenvolvimento. A totalidade dos clientes, fornecedores, empregados e partes interessadas das organizações são pessoas. Não há como se pensar em gestão, sem cuidar das pessoas.
Recomendados pelo LinkedIn
É preciso promover a busca contínua por novos conhecimentos ao longo de toda a jornada dos empregados, para, desta forma, garantir que o time esteja atualizado com o que existe de melhor no mercado e que também se sinta desenvolvendo outras habilidades importantes para produzir resultados excepcionais.
Por fim, solidez e escalabilidade não se alcançam sem o apoio de ferramentas tecnológicas. Em um mundo transformado digitalmente, é imprescindível olhar para esta pauta. Portanto, conectar-se ao uso de tecnologias de ponta é um caminho para negócios escaláveis.
Inteligência Artificial e Data Science estão aí para transformar as operações em versões mais produtivas, ampliando a conexão das companhias com os seus clientes em potencial. Ao mesmo tempo, mudando o jogo do lado de dentro do balcão, otimizando processos operacionais internos que estejam sob autoridade dos gestores.
Temos segurança de que nossa organização é sólida o suficiente para enfrentar os desafios que se avizinham e o mais preparada possível para construir a escalabilidade que a irá diferenciar em seu mercado de atuação?
Se a resposta para esta pergunta for “não” ou “não sei”, é imprescindível voltar algumas casas, avaliar minuciosamente os pontos destacados, estruturar ações que mudem o jogo e partir para a execução, pois, com toda a certeza, os demais participantes do mercado não estão parados.