Gestão da Mudança em Projetos: Alinhando Estratégias para o Sucesso!
Gerado com IA ∙ 7 December 2023 at 5:26 pm

Gestão da Mudança em Projetos: Alinhando Estratégias para o Sucesso!

Convido todos a refletirem sobre o tema:

Será que a Gestão da Mudança é, de fato, um projeto?

Para compreendermos o que é Gestão da Mudança e sua complexidade, é essencial iniciar com uma definição clara:

  • Ao implementar um projeto, como por exemplo a adoção de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP), é necessário preparar-se para as mudanças que essa transição acarreta.

  • Neste contexto, o êxito da implementação reside na habilidade de gerir a mudança na cultura organizacional e nos processos internos.

Neste cenário, o escopo do projeto, já deve estar definido pelo Gerente do Projeto (PMO).

Ao embarcar nessa jornada, três perguntas essenciais devem guiar o início da Gestão da Mudança:

  1. Qual é a dor do cliente?
  2. Quais tarefas desejamos delegar ou automatizar?
  3. Quais são as expectativas de ganho?

Embora existam métodos e ferramentas específicas para implementar a Gestão da Mudança (GMO), o processo, essencialmente, se desenrola em um ciclo contínuo de planejamento, preparação, execução e aprimoramentos.

Nos estágios iniciais, a ênfase primordial recai sobre a qualidade da comunicação, um fator preponderante para o sucesso.

Todos os envolvidos no projeto (Membros da equipe, Patrocinadores, Usuários), devem ser claramente informados sobre os benefícios e vantagens da mudança, além de estarem alinhados e treinados para utilizar o novo sistema, neste exemplo o sistema ERP.

A comunicação, sendo a chave do sucesso, impulsiona o engajamento proporcional ao entendimento e aceitação das mudanças, as quais devem estar em total alinhamento estratégico, tático e operacional.

O Gestor da Mudança (GMO) assume um papel estratégico semelhante ao Gestor de Projetos (PMO). Trabalham na mesma linha estratégica, em conjunto ao comitê executivo da empresa.

Em alguns cenários, o papel do Gestor da Mudança (GMO) é exercido pelo próprio Gerente de Projetos (PMO).

Ao seguir essa escalada, ambos, por meio das entregas de suas equipes, conquistarão êxito e mitigarão possíveis desafios futuros.

Independentemente da metodologia utilizada (Tradicional, Ágil ou Híbrida), a Gestão da Mudança (GMO) é um modelo indispensável que deve ser considerado como parte integral da implementação, contribuindo para a escalada do sucesso ao mitigar erros e problemas neste cenário acelerado de inovação e assimilação de novos conceitos e tecnologias.

Sabemos da existência de metodologias, recursos e conceitos cruciais na adequação e implementação de projetos e processos. No entanto, a estratégia fundamental reside no respeito, entendimento e adaptação das pessoas como elementos essenciais para o sucesso no momento da entrega (Go Live).

Portanto, repondendo a reflexão inicial, a Gestão da Mudança (GMO) pode ser considerada um projeto dentro do projeto.

Até breve!

#Vamosemfrente

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos