GESTÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA QUESTÃO DE COMPETITIVIDADE.
Proponho falarmos sobre a saúde como um agente de interconexão entre o bem-estar da população, a produtividade das empresas e o desenvolvimento econômico e social do País. Qual o nosso papel em meio a esse contexto? Quais as estratégias mais eficientes de promoção de saúde no ambiente de trabalho?
Vivenciamos, no Brasil e no mundo, uma transição epidemiológica, uma modificação no perfil de saúde da população que tem resultado em um novo padrão de utilização dos serviços de saúde. Neste contexto, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como: hipertensão, câncer, diabetes, enfermidades respiratórias e doenças neuropsiquiátricas têm se tornado cada vez mais preponderantes. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil as DCNTs já são responsáveis por 74% das mortes, estando no estilo de vida um dos principais fatores para tal cenário.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), programas internos de gestão de saúde reduzem em até 30% os custos médicos e os índices de absenteísmo, reforçando que trabalhadores saudáveis contribuem para menores índices de afastamento e maior produtividade. Para tanto, é necessário atuar de forma preventiva! Não podemos mais esperar o adoecimento para agir, ou os custos ficarão cada vez mais insustentáveis.
Nas empresas, uma estratégia que pode ser colocada em prática é a implementação de modelos de gestão de saúde efetivos. Destacam-se aqui iniciativas com alta resolutividade de problemas, focadas na prevenção; a centralização do cuidado no individuo, baseando-se nos pilares da Atenção Primaria em Saúde; e atuação de equipe multidisciplinar realizando ações de promoção da saúde.
Nós do SESI-RS, entendemos e atuamos com a premissa de que Ambientes de Trabalho Saudáveis são mais produtivos e também sabemos que cada empresa é única. Cada uma tem suas características e seu perfil epidemiológico e, juntos, precisamos identificar e discutir qual a melhor alternativa para cada uma delas.
É necessária a aproximação dos atores envolvidos para discutir ativamente a melhoria do sistema de saúde como um todo a fim de desenvolver Modelos de Saúde inovadores que deem conta da problemática acima mencionada.
Essa discussão será uma das pautas abordadas no Evento Conecta Saúde SESI, nos dias 06 e 07 de maio, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Um espaço dedicado ao aprendizado e a troca de experiências com profissionais que são referência na Gestão da Saúde no ambiente de trabalho. Acesse e faça a sua inscrição: conectasaudesesi.eventize.com.br
Psicóloga
4 aQue baita evento.
Gestora de Projetos de relacionamento com o mercado | Especialista em Educação Executiva e Eventos Corporativos | Executiva de Parcerias e Negociações
4 aPara cada estratégia implantada não só os objetivos à serem alcançados mas, as necessidades a serem atendidas precisam ser considerados. Nada melhor que um evento com múltiplos pontos de vista para se buscar a prevenção à saúde considerando a individualidade dos indivíduos e empresas. Que chegue logo o #conectasaudesesi !