Gestão de Carreira e Protagonismo
Gestão de Carreira, protagonismo profissional, empoderamento...quando se fala em carreira estes termos têm sido cada vez mais usados!
Mas e você? Você faz a gestão da sua carreira? Ou você é daqueles que prefere deixar a vida te levar?
Ficou na dúvida? Então responde aí:
1. Você costuma investir tempo e dinheiro em seu desenvolvimento pessoal e profissional?
2. Aonde você quer chegar? Você saberia responder essa pergunta sem hesitar? Você tem um plano de ação e está construindo diariamente o profissional que você quer se tornar?
Se você respondeu sim para ambas perguntas e pode citar a estratégia que desenvolveu e está aplicando na sua carreira: PARABÉNS! Saiba que você faz parte de uma pequena parcela da população!
Embora temas relacionados a protagonismo na carreira estejam cada vez mais em pauta, ainda existem muitos (muitos mesmos) profissionais que sequer sabem para onde estão indo, tratam suas carreiras como um barco desgovernado a mercê da sorte e rumo a lugar nenhum! Os resultados desta omissão? Profissionais deprimidos e infelizes, atuando em áreas que nunca gostaram, vivendo uma rotina de amargura e infelicidade. Muitos destes profissionais acreditam que a empresa deveria ser responsável pela alavancagem das suas carreiras oferecendo crescimento e proporcionado bem-estar.
Bem verdade que as organizações têm uma participação gigantesca nestas demandas e que devem sim cultivar um ambiente propício ao crescimento, desenvolvimento e bem-estar!
Mas é preciso assumir as rédeas da sua carreira, entender que você não “é” a empresa em que você trabalha, você pode e deve construir uma carreira de sucesso e ser um profissional realizado atuando com propósito e prazer!
Mas se a infelicidade está na empresa em que eu atuo?
Trocar de emprego, mudar de ares, aceitar um novo desafio. Sim, pode ser uma opção, mas antes de fazer esse movimento certifique-se se sabe responder a principal pergunta feita no início deste texto: Você sabe aonde quer chegar?
Se você não tiver clareza na resposta, é bem possível que após alguns meses na nova empresa, os problemas e insatisfações voltem a ocorrer!
O caminho?
1) Invista em você, invista em autoconhecimento inicie o hábito de fazer reflexões! O que você realmente gosta de fazer? Por que você gosta de fazer isso?
2) Responsabilização e comprometimento! O quanto você está comprometido em fazer mudanças para alcançar a carreira dos seus sonhos? As mudanças não serão fáceis! O sucesso exige mais!
Não desista! Se você está infeliz atualmente, se anseia por mudanças, se não consegue se ver mais na sua posição atual, se o domingo a noite se tornou um pesadelo na sua vida e a sexta-feira o único alento: É hora de iniciar um projeto de redirecionamento profissional!
Imagine como estará sua vida daqui há alguns anos se você continuar exatamente como esta e reflita: Vale a pena mudar?
Sim, você pode!
Um grande abraço.
Luisa Gonchoroski