Gestão de conflitos

Gestão de conflitos

1-) O que é mediação de conflitos?

Mediação é o procedimento onde o mediador, profissional imparcial, auxilia a comunicação entre dois ou mais indivíduos em conflito por meio da utilização de determinadas técnicas com o intuito de que as próprias pessoas resolvam o impasse de maneira consciente, voluntária e colaborativa.

 

2-) Quais conflitos podem ser solucionados via mediação?

Todos os conflitos que estejam na relação do direito disponível, ou seja, aquele que admita transação entre as partes.

 

3-) Quem pode mediar?

Qualquer pessoa jurídica ou física dotada de capacidade civil pode solicitar uma mediação.  Assim todas as pessoas capazes e maiores de 18 anos, que tenham um conflito. Podem ter processos ajuizados no Tribunal ou ainda não.

 

4- Como funciona o procedimento de mediação?

Todo o procedimento ocorre por meio do diálogo. A mediação oferece inúmeras possibilidades, porém, um procedimento simplificado apresenta a seguinte sucessão de etapas: 

1)      Pré-mediação:

2)      Contato com as partes

3)      Investigação do conflito

4)      Agenda

5)      Restabelecimento da comunicação

6)      Levantamento de alternativas

7)      Negociação e escolha de opções

8)      Fechamento: conclusão do procedimento e confecção do acordo

 

5-) Quais os benefícios da mediação? 

A mediação tem por características a celeridade, a informalidade, a autonomia da vontade das partes, o protagonismo, a confidencialidade, a efetividade e a prevenção da escala dos conflitos.

 

6-) O que devo fazer para solicitar uma mediação?

Com uma equipe composta por profissionais altamente qualificados a GIAR atua de forma a alcançar o tão almejado equilíbrio e a qualidade de vida entre todos. As partes envolvidas no conflito têm poder de decisão e cabe ao mediador facilitar o entendimento entre elas.

 

7-) E se a outra parte não aceitar? Como fica?

A proposta apresentada com o orçamento de mediação só tem seu início contratual, após a assinatura do termo de adesão por todas as partes.

 

8-) Qual a validade jurídica da mediação?

Por ser considerado título executivo, o acordo derivado da Mediação pode ser imediatamente executado, não se sujeitando à discussão, recurso ou à homologação no Judiciário.

 

9-) Quanto tempo dura uma mediação?

Pela sua característica informal a mediação é célere, ou seja, as sessões são agendadas conforme o andamento da resolução das questões trazidas pelas partes.

 

10-) A mediação é um processo caro?

A mediação traz a preocupação de encerrar o litigio ou questões trazidas de uma forma mais humanizada com o menor custo emocional e financeiro. No processo de mediação não há custas processuais nem gastos com preparação e apresentação de documentação normalmente exigidos nos Tribunais.

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gloria Sueli Campos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos