Gestão de pessoas: como a motivação pode ser um fator importante para a presença das mulheres no TRC?

Gestão de pessoas: como a motivação pode ser um fator importante para a presença das mulheres no TRC?

Nada mais gratificante como chegar em seu ambiente de trabalho e se sentir motivado para começar mais um dia de desafios e metas, afinal, passamos mais tempo no cenário coorporativo do que no conforto da nossa casa.

Por isso, ter uma gestão de pessoas dentro de uma empresa que saiba criar um ambiente colaborativo, aberto a sugestões e opiniões e que agregue valor e motivação aos seus colaboradores, é um pilar extremamente importante para obter uma equipe unida. Eu como gestora acredito muito que uma administração empresarial bem estruturada, consegue mudar completamente o estigma do mundo corporativo, principalmente no setor rodoviário de cargas, e busco trazer e oferecer isso a minha equipe.

Muito além de uma empresa saber fazer o seu papel com relação ao bem estar do seu funcionário, é preciso pensar fora da caixa e entender que todos merecem ser representados e as empresas começarem a atribuir oportunidades e agregar a inclusão e diversidade.

Como o próprio nome sugere, os recursos humanos de uma companhia necessitam oferecer, além dos serviços pertinentes, o sentimento de pertencimento dentro do local de trabalho para todos que ali vão exercer suas funções e que se sintam acolhidos, principalmente nas contratações relacionadas a equidade de gênero, onde sabemos que, mulheres ocupam pouquíssimos cargos em transportadoras e empresas de diversos outros seguimentos.

Na Zorzin isso já está muito bem fundamentado, tanto que temos mulheres na maioria dos cargos de gestão e todas são muito queridas e respeitadas pelo trabalho que fazem. Talvez pelo fato de termos uma mulher na direção, todos que trabalham aqui já sabem que o perfil da empresa sempre foi o de contratação por competência e não por obrigações de cumprimento de cotas, e é nessa crença que, ao meu ver, podemos influenciar outros setores a realizarem e terem o mesmo pensamento.

Segundo a pesquisa feita pela TRIWI – consultoria em Marketing Digital no ano passado, mostra que o percentual de mulheres nas empresas ainda é baixo, apenas 27,4% das empresas entrevistadas contam mais de 51% do quadro de funcionários representado por mulheres e 53,2% das empresas contam com até 30%. Essa questão mostra a realidade do mercado de trabalho e a necessidade de as empresas em ter políticas mais eficazes quanto a participação das mulheres.

Por isso acho de extrema importância e urgência no país mudarmos essa mentalidade, aplicando nas empresas ações do R.H direcionados a esta questão e trabalhar assim, com a motivação de todos do painel empresarial. Como exemplo disso, buscamos juntamente aos recursos humanos da Zorzin, ouvir as demandas e sugestões das nossas equipes, como forma de oferecermos periodicamente, eventos internos de integração para os nossos colaboradores de maneira informal, com um churrasco, café da manhã, time de futebol da empresa, entre outras diversas ações que tem como intuito manter as pessoas engajadas e felizes no ambiente de trabalho.

Pensando nas transportadoras, um setor que, infelizmente, ainda é considerado um ambiente muito masculino, a inclusão das mulheres nessas ações é essencial para atribuir confiança e sentimento de pertencimento dentro da empresa, apesar do receio de muitas com relação a falta de segurança, infraestrutura nos locais de carga/descarga, vejo que esse cenário está começando a mudar e, muito se vale pelas atitudes da gestão de pessoas que fazem com que as mulheres possam se sentir respeitadas e incluídas nesse departamento e nas empresas.

A proximidade entre empresa e colaborador deve ser algo natural e de fácil acesso, principalmente para as mulheres que, normalmente possuem mais receio em se abrir no seu local de trabalho justamente por essa disparidade de cargos oferecidos entre os gêneros. Transmitir que sua empresa é um lugar seguro entrega uma visão extremamente positiva, realizar projetos para que essas ações podem ser efetivamente realizadas só tem a agregar e motivar, e isso sempre vai ser algo que, como empresária, irei pregar na Zorzin todos os dias. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gislaine Gerin

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos