Gestão de Processos: A Chave para a Eficiência e Competitividade Organizacional

Gestão de Processos: A Chave para a Eficiência e Competitividade Organizacional

Toda empresa, independentemente do seu tamanho é formada através da execução de processos. O trabalho realizado nos setores, as atividades que as equipes executam, faz parte de algum processo e tudo está diretamente relacionado com o público interno, com o público externo e ao que será entregue aos clientes.

As organizações não vivem sem processos, eles precisam ser claros, funcionais e muito bem definidos, pois, possibilitam um produto ou serviço de existir. Melhorá-los trará vários benefícios, como a capacidade de controle e gestão de uma maneira geral, permitindo um melhor alinhamento entre as atividades e os objetivos estratégicos da empresa.

De acordo com Davenport (1994), ele define que processo é um conjunto de atividades estruturadas que são realizadas pelas organizações para atender a um determinado cliente ou mercado. O autor explica que essas atividades envolvem entradas que são processadas, com o auxílio de recursos e procedimentos, para produzir saídas.

A gestão de processos é um conjunto de práticas com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição, unindo todas as áreas desta empresa, seguindo um fluxo orgânico, tendo a tecnologia como aliada. A gestão de processos permite planejar, modelar, controlar e otimizar a execução das atividades de uma empresa. E cada uma destas etapas tem um papel fundamental para que a empresa consiga alcançar a melhoria contínua em seus processos, organizando a execução das atividades de modo a garantir o correto uso dos recursos e a otimização dos resultados nos negócios.

É muito importante que a empresa se preocupe em fazer o mapeamento e a modelagem dos seus processos organizacionais, visto que, é por meio deles que a empresa entrega valor ao cliente. E Segundo Pradella et al. (2012), como os processos não são totalmente visíveis dentro das empresas, o mapeamento destes funciona como uma ferramenta onde é possível analisar criticamente cada processo, tornando-o melhor e otimizado.

Mapear um processo implica que a representação gráfica deste processo pode ser utilizada para mostrar com maior clareza os fatores que afetam o seu desempenho. O mapeamento de processos é uma metodologia ou técnica em que se desenha, em um diagrama, um processo ou setor de uma organização com a finalidade de analisar esse processo (CHEUNG; BAL,1998).

Qual a importância da gestão de processos? Para uma empresa que pretende alcançar seus objetivos estratégicos, é fundamental ter uma boa gestão de processos. Isto, vai auxiliá-la a manter-se competitiva, adaptar-se as mudanças impostas pelo mercado e também alcançar suas metas. A gestão de processos ajuda o gestor a conhecer melhor seu negócio, identificando todos os fluxos de atuação da empresa. Assim, ele consegue automaticamente corrigir falhas, alterar rotas, se necessário e, com isso, conseguir otimizar o andamento dos processos, possibilitando medir os resultados.

A gestão de processos busca otimizar os processos de maneira tanto individual quanto coletiva. Assim, os processos quando bem executados proporcionam um melhor alinhamento do trabalho dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa na busca de atingirem os resultados esperados.


Artigo produzido para a matéria de Organização Sistemas e Métodos

Profº Mste: Marcus Lima

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos