Gestão de Riscos Corporativos
Qual o principal objetivo de um sistema eficiente de gestão de riscos?
Identificar, mensurar, classificar, tratar e monitorar riscos de forma planejada, estruturada e integrada, por meio de metodologias que permitam e garantam que a organização atinja os seus objetivos, evitando a ocorrência de perdas inaceitáveis ou inesperadas!
A qualidade e o sucesso de um sistema de gestão de riscos vai depender da base em que ele será estruturado, primeiro é imprescindível que a organização entenda o seu negócio! Qual o contexto atual, e onde se pretende chegar! A gestão de riscos tem que estar alinhada à estratégia da organização e à estrutura de governança implementada para o desenvolvimento dessa estratégia.
Uma vez que é conhecido "o onde se quer chegar", é preciso agora definir o como isso será feito! E como fazer isso? Conhecendo os processos! Eles precisam ser identificados, mapeados e padronizados! É impossível identificar, gerir ou controlar aquilo que não se conhece!
As empresas têm buscado por modelos perfeitos para realizarem uma gestão de risco, mas muitas ainda não fizeram o básico! Comecem por aí! Conheçam seu negócio, definam quais são seus objetivos estratégicos, e como eles poderão ser atingidos!
Certamente frameworks irão auxiliar esse processo, um bom modelo, que traz o "como fazer" é a ISO 31000. Mas não esqueçam, comecem de forma simples, o sofisticado vem com o aprimoramento!
Paula Corrêa