Gestão Emocional
pós-Covid
Amigos do LinkedIn, que barra foi essa que passamos, estamos passando e pelo andar da carruagem ainda enfrentaremos devido ao Covid-19?
Confesso que nunca me senti tão vulnerável frente à vida como nesses últimos meses.
Neste texto, vou falar sobre a importância da Gestão da Emoção. Na verdade, vou deixar como forte sugestão a realização da leitura do livro que me inspirou a contar as reflexões expostas a seguir. Ou seja, o que vou fazer aqui, sem dar spoiler, é relatar à luz dos aprendizados obtidos no livro, algumas passagens ocorridas no meu isolamento.
Adoraria saber suas estratégias adotadas para o enfrentamento da quarentena. Fico aberto para uma conversa.
O que me ajudou a passar pela pandemia?
Senso de fé em Deus (se preferir pensar em uma força maior, tudo bem) e a presença dos meus filhos e esposa. É saudável que todos nós tenhamos o nosso círculo de proteção. Para construí-lo é preciso nos conectarmos com as pessoas que amamos. Ademais, agradeço às oportunidades de treinamentos de desenvolvimento pessoal que participei. Enfim, toda a experiência de vida conta.
O que você precisa fazer para se conectar com a pessoa que fará toda a diferença no seu círculo de proteção?
Se servir de sugestão, caso você tenha alguma oportunidade de se conhecer melhor (por meio de um treinamento ou seja lá o que for), faça! Afinal, o nosso pior inimigo está dentro de cada um de nós, a boa notícia é que o melhor amigo também. A medida em que eles estão em equilíbrio, melhor será a nossa qualidade de vida.
Mudanças percebidas
No âmbito profissional, pelo menos em TI, que é a minha área de atuação, pude perceber que para alguns colegas, a pandemia (se posso dizer assim) trouxe oportunidades de negócios, para outros foi um momento péssimo e para um outro grupo mudou pouca coisa, e talvez o Home Office tenha sido a grande novidade.
Emoção à flor da pele
Presenciamos prejuízos incalculáveis, em diversos âmbitos (emocionais, financeiros, sonhos interrompidos ou adiados, e a perda do bem mais valioso: a vida). Foi impossível não se abater com toda a situação.
A Rede
Em conversa com um amigo há algumas semanas, em tom de brincadeira, ele me contou: “ o patrão aqui mandou todo mundo voltar para o trabalho e quem não voltasse, ele daria um outro motivo para ter medo”.
E o que você acha disso? Já passou por situação parecida?
Confesso que fiquei um tanto que chocado por ter ouvido aquilo, pois esse meu amigo não precisava ter passado por aquela situação, porque ele é um daqueles programadores talentosos, semelhantes aos que são encontrados em filmes como “A Rede Social” de 2010, que conta a história do Facebook. Destaco uma passagem que mostra como foram feitas as primeiras contratações dos programadores da empresa, os quais eram contratados após resolver desafios de programação embriagados. Estou contando tudo isso porque possivelmente você e eu temos o nosso valor, mas por algum motivo não alçamos os voos que somos capazes de voar.
Serve para mim, talvez sirva para você. Quais são os desconfortos que fazem parte da sua Zona de Conforto ?
O fato é que o dono da empresa que esse meu amigo trabalha é um baita empresário, bem sucedido na área financeira.
Recentemente, não sei se você viu, tivemos o caso de um famoso artista plástico brasileiro que teve uma de suas obras comprada e destruída, por uma empresária, como gesto de defesa dos funcionários dela, que supostamente haviam sido maltratadas pelo artista.
O que o seu empregador seria capaz de fazer por você ?
Reabertura
Por fim, com a reabertura dos shoppings nas grandes cidades, posso dizer que para alguns o isolamento social chegou ao fim, pelo menos até o momento. O Brasil tem contabilizado 109 mil mortes pelo COVID-19, sendo um total de 3.36 milhões de casos confirmados e 2.48 milhões de casos recuperados (fonte: Ministério da Saúde), apontando uma letalidade de 3,2%. Ou seja, pela facilidade com que se pega, é uma doença para ser levada a sério, fazendo-se necessário todos os cuidados de higiene e distanciamento, para quem pode, proposto pelas autoridades.
Como você vai contribuir? Nada em excesso é muito bom.
O Livro
Inteligência Socioemocional (Ferramentas para pais inspiradores e professores encantadores). Autor: Augusto Cury
It’s all about the long term
4 aÓtimas reflexões! 👍🏻👍🏻
DPO / Membro ANPPD®/ Membro Especial da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados OAB SP / PMO / Project Manager / Advogado em Direito Digital e LGPD
4 aParabéns Mariano, excelentes reflexões. Boa dica de livro. Já li alguns do Augusto Cury, ele é muito bom. Por coincidência minha cunhada conheceu a filha dele e ficaram amigas... Grande abraço e saúde para todos da família.