Gestão escolar: Motivos para aderir às tecnologias
1. Trazer o contexto de vida dos alunos para a escola
O aluno é o objetivo primeiro de qualquer gestão escolar. Todos os mecanismos e as regras que uma instituição de ensino adota devem tê-lo como centro.
E não há como negar que a internet potencializou uma mudança muito benéfica que já estava em curso antes dela: o aluno abandonou a posição passiva em que se encontrava e passou a ser o agente do seu próprio conhecimento.E os “nativos tecnológicos” — como são chamadas as crianças e os adolescentes dessas novas gerações — estão muito mais dispostos a assumirem esse papel se a escola dialogar com algo que faz parte do seu dia a dia e os deslumbra: a tecnologia.
2. Padronizar os processos de gestão escolar
Com as novidades tecnológicas, fica muito fácil gerir as etapas do dia a dia escolar: notas, avaliações de desempenho,boletins e até relatórios sobre comportamento e questões familiares da vida deles. São informações que os professores precisam ter acesso e que ficaram muito mais fáceis de organizar.A consequência é um alívio enorme para a direção, que passa a fazer um acompanhamento muito mais simples dessas etapas — além da Secretaria de Educação ter acesso a todos esses dados em tempo real.
3. Gerar indicadores de gestão escolar
Avaliar uma gestão escolar já foi uma tarefa árdua. Levantar informações, recolher avaliações e autoavaliações de alunos, professores, funcionários da secretaria e da biblioteca, por exemplo, tomava muito tempo e demandava muitos recursos.Tudo isso, hoje, pode ser resolvido facilmente por um software ou uma plataforma. Seu único trabalho, como diretor, será lembrar todos os envolvidos de cadastrar as informações necessárias. A própria plataforma deixa os dados visíveis para todos.
4. Acompanhar turmas e alunos de forma mais dinâmica
Pais e professores valorizam muito um diretor que sabe o que se passa com cada aluno, individualmente. No fundo, existe uma certa expectativa quanto a isso.Mas essa tarefa sempre foi dura de cumprir, principalmente com salas de aula cheias em que cada aluno demanda um reconhecimento da sua própria individualidade. Aplicações on-line podem centralizar todos os relatórios de professores e permitir que o diretor os acompanhe em tempo real.
5. Gerar economia de papel e outros materiais
E por falar em aplicativos de armazenamento em nuvem, eles são poderosos aliados para resolver um outro problema: o uso do papel.Diretor, olhe ao seu redor agora: quanto de papel está à sua volta, nos seus escaninhos e nas gavetas, e que já poderiam ter se transformado em arquivos em um servidor remoto? Já passou da hora da sua escola começar a dar o exemplo de sustentabilidade que alunos precisam para acreditar na causa, não é mesmo?
6. Permitir que os pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos
Qualquer escola acaba, em algum momento, passando por um atrito ou outro entre pais e professores. Cada lado tem seus motivos, o que não deixa de tornar a situação desagradável.
Que tal permitir que os pais acompanhem as notas em provas e trabalhos on-line durante todo o ano letivo, em vez de terem surpresas desagradáveis nas reuniões? Isso alinha o discurso deles ao dos professores em torno de um mesmo objetivo: uma educação melhor!Para assumir o papel central no seu processo de ensino-aprendizagem, o aluno precisa assimilar não apenas conteúdo, mas toda uma lógica de autonomia. E, com a aplicação da tecnologia na educação, ele pode enxergar o processo como um todo. Afinal, autonomia é uma visão geral do que realmente importa!