Gigante pela própria natureza
Recentemente vivemos dias calorosos por conta da política de nosso país. São tantas notícias de corrupção que ficamos boquiabertos com tanta roubalheira e manobras para se livrar da justiça, sem contar à economia que anda mais combalida do que nossa fé no próximo.
Infelizmente, são tantos formadores de opiniões que mais da metade da população fica à deriva, sem saber em quê ou quem confiar. Lula, Dilma PT, Aécio, Eduardo Cunha, Sérgio Moro, Japonês da PF, Ministério Público, Imprensa, uma verdadeira infinidade de meios, porém, todos com seu jogo de interesse, onde poucos realmente são comprometidos com a ética e o dever social.
Acabo de ler sobre definição de ética, e algo que achei interessante foi: “ O homem, por natureza, não é bom nem mau. São as circunstâncias sociais e a educação (que é um fato tipicamente social) que o transformam em bom ou mau cidadão.’’
Nunca uma frase me demonstrou tanto impacto e significado. Ela retrata verdadeiramente o que somos, ‘’seres sociais racionais’, exatamente isso. Sem outras pessoas não somos nada, nos tornamos irracionais, incapazes de afazeres, afinal, faríamos para quê e para quem? Esse é um ponto.
Outra coisa que mais tem me deixado estupefato é: a agressão das pessoas para defenderem seus pontos de vista, elas querem lhe impor isso goela abaixo, seja em atos agressivos fisicamente, ou até mesmo em suas falas e escritas, com um ar de deboche e pitadas de sarcasmo acreditam que estão lutando por uma ‘’nação melhor’’, onde na verdade, só é possível ver que o ‘’Gigante’’ conseguiu, implantou o ódio/intolerância e propagou a confusão. Sendo assim, as pessoas vão perder mais tempo defendendo este ou aquele, e esqueceram o mais importante de toda essa luta, o ‘’objetivo comum” , uma nação melhor!
Precisamos sim, na verdade, urgentemente, discutir sobre política, mas antes de tudo é necessário aprender a ouvir, e principalmente, respeitar as diversas visões, sei o quanto é difícil, afinal somos feitos de carne e osso como um fósforo meio a uma bomba de gasolina, basta riscar e BUMMM! - Estamos inflados por informações que nos são introduzidas o tempo todo, entretanto nem sempre são fidedignas. Precisamos dar um basta neste cenário, mas para isso devemos anular comportamentos e escolhas que nasceram anos luz. Pais, mães conversem com os seus filhos sobre política, os incentivem a estudar e serem famintos pelo conhecimento, este é o único bem que jamais poderão nos roubar.
Domingo, 13 de março, fomos atestados como incapazes, despatriados, milhões de pessoas não foram capazes de mudar o cenário. O gigante pela própria natureza nos deitou eternamente em berço obscuro e cruel. E talvez não seja a única saída, mas com certeza a principal de todas é...
Incentivar as futuras gerações a buscar conhecimento, mudar nosso papel na sociedade, sair de coadjuvantes a protagonistas, não devemos temer um governo, pelo contrário, eles devem temer o poder que o povo tem em mãos. Não deixe para saber das bem feitorias que os políticos fazem apenas em época de eleições, é nosso dever acompanhar e cobrar que cumpram com seus compromissos e, se não cumprirem, não devemos nos calar ou deixar pra ir às ruas apenas em casos agravante. Nosso país além de ‘’um presidente’’ tem aproximadamente 22 mil cargos políticos, muita coisa para um país, não? Então, se não queremos pagar o pato devemos mudar já, tem que ter diálogo sobre politica sim, temos que questionar sim. Eu quero ser muito mais que estatísticas de programas sociais e você?