GLORIFIQUE A DEUS COM SUA VIDA

VERSES FOR 11.12.2016

Como são maravilhosas as coisas que ele faz! Todos os que se alegram por causa delas querem entendê-las. (Sl 111:2)

E foram até Jesus grandes multidões levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, que eram colocados aos seus pés. E ele curou todos. De tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel.(Mt 15:30-31)

Este é um salmo alfabético no original hebraico (a primeira frase começa com “a”, a segunda com “b” e assim até a última). O salmista ressalta algumas das muitas qualidades de Deus: perfeito criador (vs. 2-3); fiel (v. 3); bom (v. 4); misericordioso (v. 4); provedor (v. 5); cuidador (v. 5); todo-poderoso (vs. 6,9); justo (v. 7); confiável (v. 7); verdadeiro (v. 8); honesto (v. 8); eterno (v. 8); libertador (v. 9); comprometido conosco(v. 9) e santo (v. 10). A conclusão do salmo aponta para o fato de que a pessoa que tem esta percepção de Deus e atenta para o que ele planeja para o ser humano adquire um coração sábio.

Na reunião do povo... a disposição de pertencer a um grupo é comum a todo ser humano. A vontade e determinação de se reunir com outros cristãos em adoração e louvor nasce espontaneamente em nós. O individualismo, comum em nossos dias, ou algum retraimento social ainda não superado, é que explicam tendências isolacionistas. 

São maravilhosas as coisas que ele faz… querem entendê-las. Conhecer as coisas da natureza, em especial a espetacular organização da vida, produz em nós um grande prazer. Temos alegria enorme também quando nosso entendimento é despertado para as maravilhas reveladas por Deus em sua palavra. 

Para ser sábio... Mais do que satisfação, o conhecimento oriundo da consideração respeitosa de Deus abre-nos os portões da sabedoria. “Temor do Senhor” significa sempre levá-lo em conta, e prestar atenção ao que ele diz e faz (este Salmo é um ótimo exemplo disso!).

A cena muda da região de Tiro e Sidom para uma montanha próxima ao mar da Galileia, mas continua sendo um território gentílico. Marcos 7.31 descreve essa região como sendo Decápolis. E glorificava o Deus de Israel... Os gentios creram no Deus de Israel e o glorificaram, enquanto muitos em Israel continuavam cegos em relação ao Messias. Uma indicação de que eram ambientes gentios aos quais Jesus participava o conhecimento do verdadeiro Deus e as promessas messiânicas. Aleluia!

MARANATA!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de DURVAL ROMAGNOLLO

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos