Google não é Marketing Digital - explico o porquê
O Google não é marketing digital, sim, você não leu errado. Na verdade, o Google é um canal onde você consegue mensurar a quantidade de pessoas que visitam sua página na web e atrair audiência ou público através de Adwords (busca por palavras-chave) e display (anúncios no formato de banner). Quando você aplica técnicas de SEO (Search Engine Optimization) na verdade você está desenvolvendo uma estratégia para conseguir ser encontrado dentro do meio digital quando consumidores procuram por informações, produtos e palavras relacionados ao seu negócio. Mas basta você utilizar o próprio Google para procurar por uma “agência digital” que logo aparecerá uma longa lista de agências que sabem fazer SEM, SEO, Adwords, Sites e outros novos termos que são criados, porém, pouco dizem respeito ao que o marketing digital realmente é.
Google não é Marketing Digital
E o que é marketing digital? Vamos utilizar a definição do Wikipedia.
“ Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.”
Ou seja, marketing digital é marketing que utiliza os canais digitais. Todos os princípios do marketing podem e devem ser aplicados no meio digital. Quando você define que precisa aderir ao marketing digital, você deveria definir um conjunto de estratégias e ações para posicionar sua marca dentro dos meios digitais com indicadores claros para cada canal que você decidir utilizar. E quando menciono canais digitais, quero dizer:
- Site
- SMS
- Notificações push (smartphones, tablets e smart watches)
- Anúncios
- Buscas orgânica e paga
- Quiosques
- Outros
A contribuição tecnológica do Google para o marketing é inquestionável. Além de desenvolver um algoritmo que apresentasse resultados relevantes quando procuramos por uma determinada informação, produto ou site, o Google permitiu que os proprietários de web sites, blogs e e-commerces (lojas virtuais) conseguissem mensurar sua audiência “gratuitamente” e patrocinasse links, entre outras tecnologias que ajudam os profissionais de marketing a identificar seu público e comunicar-se de maneira direcionada.
Ao ajudar de maneira “benevolente” os proprietários de web sites e blogs com seu web analytics, conseguiu difundir uma percepção de que seu Google Analytics (ou GA) fosse o suficiente para mensurar a performance de um site, blog e/ou e-commerce. Em contrapartida, o Google é diariamente alimentado com milhões de comportamentos que são capturados por todos os sites que utilizam seu código de web analytics. E os comportamentos são reutilizados para vender anúncios cada vez mais personalizados para seus consumidores e de seus concorrentes (como os americanos dizem: “There is no free lunch”).
Por isso, entender que o Google ou outro web analytics permite que você mensure o seu público, mas que precisará de outros canais que fornecerão informações preciosas (como nível de engajamento, tempo de leitura de Mensagens e eventos de vida) e levarão conteúdo relevante, então estará preparado para explorar o máximo que o marketing digital pode oferecer à sua empresa. Por exemplo, os meios digitais possibilitam que você desenvolva uma conversa estruturada com seus clientes, crie conexões, conheça com mais profundidade seu consumidor e as informações que eles cedem à sua empresa. Saiba que seus consumidores querem que você conheça mais sobre eles; eles querem que suas marcas de preferência se comuniquem com eles. E quanto maior for o seu conhecimento sobre seu público consumidor, mais direcionada será sua oferta e maior será sua receita.
#marketingdigital #webanalytics