Grupo de trabalho de práticas da enfermagem no brasil discute regulação e o escopo da categoria

6ª Reunião Técnica do GT acontece na Fundação Oswaldo Cruz em Brasília


O diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/SGTES/MS), Bruno Guimarães, conduziu a 6ª Reunião Técnica das Práticas de Enfermagem no Brasil, na sexta-feira (24/5), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília. A iniciativa tem por objetivo discutir a regulação e o escopo de práticas da enfermagem, além de tratar da ampliação das competências de enfermeiras(os) nas políticas de saúde.


Durante o encontro, foi apresentado o relatório produzido pelo Grupo de Trabalho (GT), para revisitar todos os documentos elaborados desde o início das reuniões, para sinalização dos destaques e validação das(os) participantes. O diretor do DEGERTS explicou que ao concluir essa primeira etapa, na próxima reunião, prevista para o mês de junho, deverão ser discutidas propostas relacionadas às práticas de enfermagem no Brasil.  


Ainda, na oportunidade, a coordenadora de desenvolvimento científico Hospital Albert Einstein, Daiana Bonfim, abordou a experiência do referido hospital na residência em áreas profissionais da saúde R3 em Práticas de Enfermagem (PE); e a membra da Comissão de Práticas Avançadas de Enfermagem (PAE) do Cofen Ellen Peres tratou sobre o estágio atual das ações Cofen em Práticas de Enfermagem (PE).


Representantes de diferentes secretarias do Ministério da Saúde – Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS), Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) –, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), da Federação Nacional de Enfermagem (FNE), da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco) e do Hospital Israelita Albert Einstein estiveram presentes.


A próxima reunião está prevista para o mês de junho quando deverá ser finalizada a leitura dos destaques conforme os encaminhamentos.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos