GUIA BÁSICO 2018-2020: Mestrado acadêmico em Ciências da Comunicação PPGCOM/ECA/USP
Foto tirada em 2018. Crédito: Carina Seles

GUIA BÁSICO 2018-2020: Mestrado acadêmico em Ciências da Comunicação PPGCOM/ECA/USP


Como vocês devem saber pelo meu Instagram e pelo Youtube, no final do ano passado (13.dez.2019), eu defendi e depositei minha dissertação (aleluia!). E desde o início do meu processo de Mestrado venho recebendo inúmeras perguntas sobre o tema. Por isso, resolvi fazer um apanhadão de tudo o que tenho de informação para que você entenda como funciona na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Mas, porque coloquei 2018 e 2020? Eu participei do processo seletivo em 2017 e entrei no mestrado em 2018. E tentei participar do processo do doutorado no segundo semestre de 2019 para entrar em 2020, portanto, dá para analisarmos as mudanças ocorridas ao longo dos últimos anos.

OBSERVAÇÃO: Segundo o site do programa de Pós Graduação, a “publicação do edital do processo seletivo para ingresso no PPGCOM-ECA-USP em 2021 está previsto para o mês de agosto de 2020, no site do Serviço de Pós-graduação da ECA” (PPGCOM, 2020). Portanto, nos próximos dias teremos notícias sobre o novo processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.

Como funciona?

Na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP há vários programas de Pós-Graduação: Artes Cênicas, Artes Visuais, Ciência da Informação, Ciências da Comunicação, Meios e Processos Audiovisuais e Música.

Sugiro que, ao escolher qual programa é o ideal para sua carreira acadêmica e de pesquisa (stricto sensu), você leve em conta as disciplinas, os docentes e os grupos de pesquisa de cada programa. Veja o quadro de professores de acordo com as linhas de pesquisa (se houver) e leia o currículo lattes de cada um deles.

Entenda antes também que há tipos de mestrado: o mestrado acadêmico e o mestrado profissional, assim como as especializações lato sensu. Dê uma pesquisada sobre isso antes de definir se você quer fazer mesmo o mestrado acadêmico.

Tipos de aluno

Antes de falarmos sobre o processo de seleção do PPGCOM é importante que entenda os três tipos de discentes aceitos:

Aluno Regular – é aquele que passou no processo seletivo que ocorre ANUALMENTE para realizar o Mestrado Acadêmico (em até 30 meses) ou o Doutorado Acadêmico (em até 48 meses). Após a defesa de sua dissertação (para mestrado) ou tese (para doutorado) e aprovação, este aluno torna-se mestre ou doutor em Ciências da Comunicação.

Aluno Especial – é aquele que passou no processo seletivo que ocorre de forma SEMESTRAL. Este aluno, diferentemente do aluno regular, só poderá participar integralmente de até duas disciplinas – uma por semestre com o limite de duas – e paga por cada disciplina. Ele é avaliado da mesma forma que o aluno regular em sala de aula, tem nota nos trabalhos ou artigos científicos propostos pela disciplina.

Ele não tem vínculo a longo prazo com a Universidade, a menos que queira utilizar os créditos das disciplinas - ou seja, a pontuação e carga horária de que participou - e abater quando passar no processo seletivo para alunos regulares. (A utilização dos créditos tem um prazo de validade de alguns semestres. Caso queira saber mais, peço que consulte o site. Em tempos de pandemia não consegui entrar em contato com a secretaria para saber mais a respeito).

O processo de seleção dos alunos especiais possui um edital específico onde o interessadx se inscreve, envia uma carta para o professor da disciplina que quer participar e, diante do limite de alunos especiais em sala de aula, o professor escolhe os aprovados. Basicamente isso.

Aluno Ouvinte – Já o aluno ouvinte é o que vai para assistir às aulas, porém sem nenhum vínculo em relação aos créditos ou conceito (na ECA não há notas de 0 a 10. É feito por conceito: A – aprovado, B, C..). Na realidade, já vi aluno conversando no dia da primeira aula com o professor e não conseguiu liberação para assistir às aulas. Nas disciplinas que fiz não me recordo de ver aluno ouvinte, pois alguns professores falam que, por não ter nota vinculada, estes alunos podem não se comprometer em fazer os trabalhos pedidos.

O passo a passo do edital de ingresso abaixo serve apenas para os alunos do regime regular. O processo sempre começa, normalmente no segundo semestre e a matrícula e o início das aulas ocorrem no primeiro semestre do ano seguinte.

Linhas de Pesquisa PPGCOM

Anteriormente (antes do edital para 2020), no programa de Ciências da Comunicação (que foi o que me formei no Mestrado) eram 3 áreas de concentração com 3 linhas de pesquisa. Agora, o programa aborda uma única área de concentração (Ciências da Comunicação) com três linhas de pesquisa, que foram reformuladas e renovadas para o processo de 2020, portanto, estão diferentes dos vídeos que fiz no Youtube em 2018 e 2019. São elas:

Linha de pesquisa 1: Comunicação, Redes e Linguagens: Objetos Teóricos e Empíricos

Nesta linha de pesquisa, os objetos de pesquisa devem abordar teorias, linguagens e metodologias comunicacionais. O intuito segundo o site do programa é “problematizar e renovar o arcabouço epistemológico, teórico e metodológico do campo da comunicação” (ibid. 2020), contextualizando de forma inter e transdisciplinarmente, ou seja, abordando os cruzamentos e ligações com outros contextos sociais, culturais e/ou sociológicos, por exemplo.

De forma um pouco distante, esta linha de encaixa um pouco na linha anterior a que eu participei neste programa. Ela se chamava Epistemologia, Teoria e Metodologia da Comunicação e estava enquadrada em uma área de concentração de três que não existe mais (era a área 1: Teoria e Pesquisa em Comunicação). Esta linha 1 falava também sobre temáticas ligadas à epistemologia, teorias e metodologias da Comunicação.

Linha de Pesquisa 2: Processos Comunicacionais: Tecnologias, Produção e Consumos

Esta linha trabalha as relações entre comunicação, consumo e tecnologias em variados aspectos (linguagens, formatos, redes, processos etc.), relacionando-as ao contexto econômico, cultural e da ecologia das mídias e trabalha questões de produção, recepção e circulação de significados e narrativas no cotidiano. Fiz amizade com muitos pesquisadores no nível de mestrado e doutorado que pesquisam consumo, mas não tenho tanto aprofundamento sobre esta linha de pesquisa (Lembrando que o quadro de professores de cada linha de pesquisa está no site do programa).

3. Linha de Pesquisa: Comunicação: Interfaces e Institucionalidades

Esta terceira linha trabalha a comunicação com a reflexão epistemológica, teórica e metodológica que dialoga com o social, com as tecnologias e com as instituições. Aqui pode-se abordar aspectos “organizativos e políticos, tendo como instância constitutiva os processos educacionais, econômicos, culturais e ecológicos” (ANDRADE E CRISTO, 2020).

Fases e etapas para ingresso no Programa

Após a inscrição e pagamento (até o ano passado girava em torno de 200 e alguns reais) dentro do prazo, e do workshop que é oferecido pela Comissão de Seleção, o candidato participa das seguintes etapas eliminatórias:

ETAPA 1 – Entrega de Documentação, Projeto de Pesquisa e Prova Dissertativa

No edital, há vários documentos que devem ser separados de forma organizada, em vias encadernadas e na ordem em que está no edital. Estas vias de documentos são entregues encadernadas bonitinho (organize e deixe pronto tudo isso dias antes da prova) antes de realizar a prova. Atente-se a isso: tudo é muito cronometrado e bem organizado. Não deixe faltar nada em relação aos documentos e horários de chegada.

Sobre a prova, normalmente, cai uma pergunta sobre cada item:

a) Bibliografia Geral: 1 livro para todos os que vão prestar para mestrado e 1 livro para todos que vão prestar para o Doutorado. Às vezes eles mudam, às vezes não, então não dá para saber até a divulgação do edital.

b) Bibliografia específica: 1 livro diferente direcionado para cada linha de pesquisa.

c) Um dos artigos da seção de Dossiê da revista Matrizes: devemos estudar todos, pois eles indicam, normalmente, a última edição do ano anterior e a primeira edição do ano em que saiu o edital. Cada revista possui em torno de 5 a 10 artigos, ou seja, em torno de 10 a 20 artigos para cair um questão a respeito de algum deles.

DICA: leia todos e revise no papel. E leve com você no dia da prova para estudar antes.

No Youtube, deixei como foi meu processo de estudo e sobre a prova que fiz para o Mestrado.

No dia da prova é necessário entregar junto com a documentação o PROJETO DE PESQUISA.

Neste link tem o passo a passo com as normas de apresentação do projeto de pesquisa.

Neste vídeo tem algumas dicas sobre como fazer o projeto de pesquisa.

ETAPA 2 – Entrevista, avaliação do projeto de pesquisa e do Currículo Lattes

Nesta etapa dá um frio na barriga! Os professores de cada linha avaliam seu projeto e seu currículo lattes e você tem uma entrevista cara a cara com eles. Eu expliquei neste vídeo que eu não sabia o que esperar, não conhecia nenhum professor. Fui com a cara e a coragem.

Normalmente, eles perguntam sobre sua vida, se você tem tempo para pesquisar e participar das aulas, dos congressos, ou seja, eles querem ver seu comprometimento com a pesquisa. Eles podem perguntar sobre o projeto em si algo específico para você explicar melhor. Já vi candidatos em que os professores perguntaram sobre a resposta de uma das perguntas da prova que você fez há um ou dois meses antes.

Outra coisa que exclusivamente o programa se importa - E MUITO! – é a produção acadêmica, principalmente para os candidatos para o doutorado, que devem ter uma produção contínua de artigos em revistas (super super importante), participações em congressos acadêmicos (importante) e capítulos de livros (este conta com uma menor pontuação mas, ainda sim, é valorizado), principalmente do último ano. Ou seja: esteja preparado.

ETAPA 3: Comprovação Documental e proficiência de língua estrangeira

Aqui é que é o rolo compressor de quem se preparou muito próximo à data do edital. Caso você não tenha as seguintes certificações dentro da validade, infelizmente, por mais que você passe nas outras etapas, aqui, no ato na matrícula, você DEVE TER a comprovação de língua estrangeira, ou senão, está desclassificado. Para o mestrado é necessária a proficiência no nível intermediário em 1 (uma) língua. Doutorado, 2 (duas) línguas também em nível intermediário.

Além da lista de documentos e cópias que você deve (de novo) separar organizadamente, na ordem, como é pedido no edital (não espere para tirar xérox em algum lugar na USP. Muita gente se deu mal com isso). Separe tudo, pelo menos, um ou dois (ou três) dias antes.

Certificado de conclusão de curso de idioma não é válido como proficiência. Os certificados de língua estrangeira aceitos são:

1 – caso você tenha feito faculdade de Letras em universidades públicas, o diploma é aceito;

2 – Alemão: Instituto Goethe - Goethe-Zertifikat B2 ou TestDaf com classificação de, no mínimo, nível B1;

3 – Francês: Aliança Francesa - Diplôme d’Études en Langue Française (DELF; DALF) ou Test de Connaissance du Français (TCF), com classificação de, no mínimo, nível B2;

4 – Italiano: Instituto Italiano de Cultura - exame de proficiência Stricto Sensu com classificação de, no mínimo, nível B2 ou com aproveitamento igual ou superior a 50%;

5 – Espanhol: Instituto Cervantes - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), com classificação de, no mínimo, nível B2;

6 – Inglês: Cultura Inglesa, União Cultural, Alumni - Certificados: Test of English as a Foreign Language (TOEFL), com classificação de, no mínimo, 550 pontos para o ITP, 80 pontos para o Internet-based-Test (IBT); International English Language Test (IELTS) com classificação de, no mínimo, 6,0 pontos ou Cambridge Exam com classificação de B2.

7 - Há também uma prova feita na FFLCH exclusiva para o processo seletivo. Normalmente o edital sai também no começo do segundo semestre neste site [Centro de Línguas/FFLCH/USP (inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e português para estrangeiros) - nível intermediário]. É a única opção para quem não tem certificado internacional.

Por que eu disse que é o rolo compressor? Porque as datas de prova internacionais nunca batem com a entrega da documentação. Veja primeiramente esta questão do idioma com antecedência mínima de 6 meses antes do edital sair, se possível.

Deixei neste vídeo mais informações sobre o que se pede na prova de inglês.

Obrigações

Como já mencionamos, o mestrado acadêmico deve ser concluído em 30 meses, de acordo com o site. Na época em que eu entrei, falava-se de 24 meses estendidos a 30, caso houvesse algum problema no percurso.

Créditos: Dentro do período do mestrado deve-se ter concluído 28 créditos mínimos em participação e conclusão de disciplinas e outros 68 em atividades de pesquisa e redação da dissertação. Normalmente cada disciplina são 7 créditos, ou seja, para o mestrado são 4 disciplinas. Não faça mais de duas por semestre. É de enlouquecer. Os outros créditos podem ser obtidos em participação como ouvinte em congressos e palestras da casa. Depois que você entra, acaba conhecendo outras coisas que a ECA oferece, como o Estágio PAE (falarei sobre isso depois).

O doutorado tem o prazo de 48 meses (4 anos) e deverão ser entregues 21 créditos em disciplinas e 143 em atividades de pesquisa e redação da tese. O estágio PAE para o doutorado é obrigatório.

No geral, podemos abordar como compromisso que o programa pede, o TEMPO para fazer as seguintes coisas:

- Participar das aulas

- Estudar o material das aulas

- Entregar os trabalhos propostos em sala de aula (seminários, etc)

- Escrever e entregar no prazo o artigo final de cada disciplina

- Escrever e publicar alguns (pelo menos dois) artigos em revistas científicas a cada ano, principalmente, em conjunto com seu orientador ou com outro aluno

- Participar de congressos científicos

- Se o orientador indicar: fazer parte de algum grupo de pesquisa

- E, lógico: entregar a dissertação parcial na qualificação e a dissertação pronta (mas que a banca pode sugerir ajustes) na defesa final.

Orientadores

Neste programa, é o orientador que escolhe você. Nos últimos editais, eles começaram a colocar o nome do professor disponível e o nível com vagas em aberto (mestrado ou doutorado). E isso ajuda bastante até para decidirmos se vamos nos inscrever ou não no processo. A única coisa que não é mencionada no edital é o número de vagas, mas acho que eles estão certos, pois isso traria mais ansiedade e umas disputas internas horrorosas que só Pierre Bourdieu saberia explicar.

Mais dúvidas? Me chame no Instagram @carinaseles. Até a próxima, pessoal!

Referências:

ANDRADE, Karina de; CRISTO, Verônica Reis. Área de concentração e linhas de pesquisa. Universidade de São Paulo. PPGCOM/ECA. Julho/2020. Link: http://www3.eca.usp.br/pos/ppgcom/estrutura-curricular. Acesso em: 04.08.2020.

CRISTO, Verônica Reis. Escopo e Objetivos. Universidade de São Paulo. PPGCOM/ECA. Link: http://www3.eca.usp.br/pos/ppgcom/escopo-e-objetivos. Acesso em 05.08.2020.

PPGCOM. ECA/USP. Processos seletivos. s/d. Link: http://www3.eca.usp.br/pos/ppgcom/processos-seletivos-ppgcom. Acesso em 05.08.2020.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carina Seles dos Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos