Guia sobre vivência em 2024
Num post recente, fiz uma retrospectiva do ano e notei que, apesar dos progressos, a sensação é que 2023 foi marcado por mais retrocessos.
Mas, otimista que sou, fiz uma chamado para que isso não nos paralisasse e traçássemos um plano para voltássemos a progredir novamente. Existir x Resistir.
Então mais que um guia de sobrevivência no mercado corporativo em 2024, listei aí embaixo como vamos transformar 2024 sobre vivência, e não sobre sobrevivência.
📝 O tal do legado: pelo que você gostaria de ser lembrado?
Se as empresas deixaram de ser ilhas de estabilidade e todos nós estamos sujeitos à demissão, trabalhe em sua marca pessoal. Pelo que você gostaria de ser lembrado? Coloque isso na sua entrega e na relação com seus colegas de trabalho. Isso certamente vai te dar mais gás e a oportunidade de ter projetos dos quais você se orgulha.
📝 Trate sua carreira com o mesmo zelo que você tem pelo seu trabalho
Investimos horas no trabalho, nos aperfeiçoamos e geramos lucro para as empresas que trabalhamos. É evidente que há um crescimento profissional e individual nesse processo, mas e aplicarmos o mesmo zelo à nossa própria carreira? Inspire-se na rotina, na excelência da entrega e na busca por resultados que estão tão presentes no seu dia: onde você quer chegar? Quando? Qual o plano para chegar até lá?
📝 Recrutador, você tem responsabilidade afetivo-profissional dos seus candidatos
Os melhores recrutadores e headhunters que conheço posicionam o candidato constantemente sobre as etapas do processo, não desaparecem (mesmo na ausência de respostas), briefam antes das entrevistas e, no caso de uma não contratação, dão um feedback concreto para que o candidato possa identificar gaps e se preparar melhor para processos futuros.
📝 Burnout não é piada e cuidar da saúde mental é imperativo
Estamos familiarizados demais com a síndrome do burnout, até fazemos piada sobre isso. Mas esse é um lugar que devemos evitar a todo custo. Cuide da sua saúde mental, procure psicólogos / psicanalistas se tiver recursos para isso, priorize sua vida pessoal e se organize para ter mais dias em que trabalhar acima da carga horária é a exceção, não a regra. Descanse. Durma.
Recomendados pelo LinkedIn
📝 Gestor, a segurança psicológica do seu time depende especialmente de você
Pratique a escuta ativa, interesse-se genuinamente pela história de cada um e crie um ambiente onde seu time se sinta confortável para colaborar, inovar e, o mais importante, exercer suas individualidades. Também entenda que "dar os 200%" não vai acontecer sempre porque, caso aconteça, seu time vai adoecer.
📝 Exercite a gentileza à prova de qualquer pressão
Seja gentil com as pessoas com que você trabalha e, o mais importante, não deixe que a gentileza desmorone sob a pressão. É certo que ainda passaremos por muitas outras situações que irão desafiar nosso equilíbrio emocional, mas como reagiremos a elas é o que vai definir um profissional pronto ou não para 2024.
📝 Pratique o exercício do pescoço.
Se ainda não o faz, faça. Se já o faz, sofistique-o, mapeando não apenas a existência de pessoas negras, mas de mulheres em posições de liderança, pessoas com deficiência, pessoas trans e travestis. Não queremos que 2024 seja sobre resistir, mas sim existir: nos ambientes corporativos, na tomada de decisão, nas fotos que saem aqui no Linkedin.
📝 Continue aprendendo, continue interessado
O mundo está mudando rápido demais e as nossas certezas estão caindo por terra de maneira tão veloz quanto. Se puder, invista naquele curso que vai te versar sobre um tema de relevância crescente; tenha tempo para desenvolver mad skills; busque ser suficientemente interessante, do ambiente corporativo ao happy hour.
Acredito que se conseguirmos praticar muitos desses comportamentos, a gente vai conseguir viver em 2024 à despeito dos desafios e tormentas.
O que mais vocês adicionariam ao guia sobre vivência em 2024?
CEO & Fundador da Upperfy com expertise em Growth Hacking e Inteligência Artificial
5 m👍👏👏
✨ Fundadora da Balanço | Estratégia de Conteúdo e Comunidades | Posicionamento e Marca | Impacto Cultural
1 aJadson Marcelino (Ele/He)
Gerente de estratégia | Comms | Strategy | Content | Social Media | marketing | Research | insights | cultura e tendências | Estratégia | Conteúdo
1 aPara mim 2023 foi um ano de enorme crescimento pessoal. Me comprometi a praticar hábitos que verdadeiramente fizeram a diferença na minha vida e consequentemente na minha relação com o trabalho. Hábitos como acordar cedo, ler de forma consistente, diariamente (no mesmo horário), o cuidado com o corpo e alimentação, a prática da reflexão escrevendo diariamente podem parecer clichês, mas manter a disciplina para pratica-los todos os dias fizeram uma grande diferença em minha vida. Usei a filosofia estoica como guia e para 2024 pretendo manter o que deu certo e me organizar ainda mais para conseguir praticar novos hábitos que possam provocar minha criatividade e manter meu equilíbrio. Acredito que com esses pequenos passos muito se evolui e a vida deixa de ser sobre sobreviver para simplesmente ser sobre viver. Que você tenha um excelente 2024z Abraço, Lucas.