Habilidades do CMO do futuro, necessárias hoje (tradução)
1. Estratégia na direção da empresa
Não é segredo que os clientes busquem produtos e serviços que tornem suas vidas mais fáceis e melhores. Podemos ver que os clientes não são leais. Por exemplo, nenhum cliente de táxi continuou na indústria de táxis quando Uber surgiu. Em vez disso, os clientes abandonaram a indústria de táxis da noite para o dia, sem barulho. A função da GESTOR DE MARKETING é única porque ele conhece o cliente de forma que nenhum outro. E a pessoa que conhece o cliente precisa mudar a estratégia da empresa porque os lucros seguem as empresas que tem obsessão pelo comportamento do cliente.
2. Obsessão por dados
À medida que analisamos cada vez mais nossos dados para nos fornecer essa informação, os gestores de marketing serão alçados a novos padrões - a pressão é para ser um aficionado a dados.
3. Inovação e Transformação
O gestor de marketing é responsável por dirigir transformações digitais. À medida que uns números crescentes de experiências de clientes são auxiliados pela tecnologia, a construção dessa experiência é cada vez maior. A capacidade de uma empresa de se transformar digitalmente determinará seu sucesso.
4. Personalização
É difícil para nós imaginar a personalização de amanhã porque os clientes hoje têm tão pouco disso. A personalização de hoje apenas equivale a anúncios que você obtém de produtos que você procura online. O serviço ao cliente geralmente não se lembra do que você disse a eles na última vez em que você contatou. Amanhã, a personalização será um elemento básico de todas as experiências competitivas do cliente, e o marketing é que se encarregará de fazer isso acontecer.
5 . Aproveitando Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas
É importante que o gestor de marketing compreenda as tecnologias emergentes, como a inteligência artificial e as oportunidades e desafios que essas tecnologias representam. O chatbot é uma nova perspectiva emocionante para as empresas, mas o júri ainda está decidindo quanto os clientes gostariam e usariam essas tecnologias. Cabe ao marketing o papel na descoberta de como os chatbots complementarão outros esforços de engajamento do cliente.
Artigo original e completo em inglês