A Harvard B. R. revelou motivos que fazem as pessoas odiarem seu negócio. Cuidado!
O segredo do sucesso nos negócios é só encantar e mimar o meu cliente? A resposta é não!
Você já ouviu falar do UBER, certo? A empresa de transporte urbano que explodiu no mercado com uma estratégia de oferecer “mimos” como água e doces para os usuários, bom atendimento e preço baixo.
Mas acredite, não são esses diferenciais que fizeram a empresa faturar US$ 6,5 bilhões em 2016. E não são os mimos que estão deixando os taxistas tradicionais desempregados, porque se fosse apenas isso, eles poderiam comprar as mesmas balinhas e oferecer durante as corridas.
A grande sacada da companhia é que o usuário está no comando de um jeito que não acontece com os serviços de táxi tradicionais!
Ele avalia o motorista, deixa comentários que influenciam as decisões dos próximos clientes, e quando precisa de ajuda, rapidamente a UBER responde, solucionando a maioria dos problemas!
Por isso, ao criar estratégias para aumentar a satisfação e melhorar as experiências do seu cliente, se atente a:
- Simplificar processos;
- Prevenir problemas antes que eles aconteçam;
- E quando acontecer, não dificulte a vida do seu cliente para resolver a questão!
E sabe porque isso é importante? Ao interagir com as empresas, a maioria das pessoas passam por situações desagradáveis que abalam totalmente o processo de fidelização ou encantamento. Veja só esses dados retirados de um artigo da Harvard Business Review sobre os motivos que levam um cliente a ficarem insatisfeitos com uma marca.
- 56% Dizem que precisam ficar explicando repetidas vezes o problema;
- 59% Dizem que precisam fazer um esforço Moderado ou Alto para resolver um problema simples;
- 62% Dizem ter que contactar a empresa VÁRIAS vezes para resolver um único problema.
Você também fica irritado como cliente quando precisa passar por essas situações desagradáveis, não é mesmo? Fala a verdade! Puxa aí na memória, pois você deve ter alguma lembrança bem ruim sobre um momento irritante com alguma prestadora de serviços.
O seu cliente também! Ele fica muito pistola com a sua marca ou negócio ao ter que ficar implorando por uma solução ou ajuda!
Por isso, hoje estou aqui para falar do por que você deve parar de colocar todos os seus esforços em “apenas” encantar os seus clientes e deve começar a resolver os problemas dele!
Do que adianta atrair milhares de clientes pelo encantamento, mas não conseguir reter nenhum? #ficaadica
Você acha que resolver os problemas dos clientes é uma das formas eficaz de criar uma maior satisfação e melhor experiência com o seu negócio? Deixe sua opinião!
Criatividade, Comunicação Consciente, Inovação, Tecnologia, A.I. e Futuros em @Soul Writing.Co
5 aO processo atual envolve muito da empatia, né? Acho que o mundo está pedindo por esta atitude. Você precisa entender que atende as expectativas e necessidades das pessoas, que são capital para sua empresa. Então, nada mais justo do que não apenas mimar, mas sim, zelar por quem está consumindo o seu produto.