História de um amigo vendedor!
Perguntei a um amigo vendedor externo, como ele organizava sua rota de visitas, ou seu dia de vendas. Ele me respondeu o seguinte:
"Como o carro da firma fica comigo, eu saio de casa às 8 da manhã, passo na padaria pra tomar meu café e meu sanduba e pego a estrada.
Chego no primeiro cliente às 9:45 e vou passando de porta em porta pra ver se alguém quer o meu produto. As vezes fico com raiva que ninguém quer. Mas também, na verdade nem eu compraria, a empresa mete a faca.
Quando é 11:30 eu paro pra almoçar pois tenho 2h de intervalo. Pego um lanche bem barato pra sobrar minha ajuda de custo, sabe como é né? Aí vou pro carro, ligo o ar condicionado e tiro um bom cochilo até dar a hora.
Às 13:30 eu volto pra rua, visito mais alguns clientes e faço uma pausa pra tomar um caldo de cana com pastel na barraca do jojô, fica perto de uma academia onde passa um monte de gostosas. Tenho até conta lá já, o jojô é meu parça.
Depois, visito mais dois clientes e no máximo às 16:45h pego a estrada de volta, pois tenho que chegar em casa às 18:00h pois minha carga horária é 8 horas/dia.
Na sexta, lá pelas 9:00h, vou até a firma prestar conta das minhas visitas e conversar com meu gerente. Fico sapeando por lá até dar meio dia e vou pro bar tomar uma gelada e jogar uma sinuca com os outros dois vendedores meus parceiros".
Meus amigos, gostaria de fazer algumas perguntas caso você fosse o gestor desse vendedor:
1 - Por quais motivos você manteria esse vendedor na equipe?
2 - Por quais motivos você tiraria esse vendedor da equipe?
3 - Quem você acha que é responsável pelas atitudes desse vendedor? Justifique.
Fico muito grato pela colaboração.
Andrei Mondardo