Histórias para inspirar a sua transição
Quem de nós, na faixa dos 40, 50 anos já não pensou ou vem pensando em fazer uma mudança na vida profissional, uma transição de carreira?
Tenho ouvido muitos profissionais dizendo estarem cansados de sentirem-se tão vulneráveis às mudanças impostas pelas grandes corporações, outros que deixaram de ver sentido naquilo que fazem, seus valores já não conversam mais com a missão e valores da empresa para a qual trabalham.
Atualmente, temos ainda o advento do home office que escancarou, para algumas pessoas, o quanto a qualidade de vida estava prejudicada, o quanto vinham sendo privados do convívio da família, trocando suas horas de sono, lazer e estudo pelas infindáveis horas no trânsito diário. Há ainda aqueles que buscam por maior autonomia, liberdade para criar, fazer mais do que gosta, daquilo que traz realização do que simplesmente cumprir o planejamento de outros. Enfim, são inúmeros os motivos que podem levar um profissional a pensar em mudar os rumos de sua carreira e isso é natural, podemos ter interesses diversos ao longo da vida.
Porém, sempre que pensamos em realizar essas mudanças, muitas vezes somos tomados pelo medo, chegamos a ficar apavorados só de pensar em começar tudo de novo, deixar um emprego, uma carreira já estabelecida para se lançar em algo novo, incerto. Isso também é natural! Até determinado ponto, o medo nos protege, só não podemos é deixar que ele nos paralise.
O desconhecido nos provoca o medo, por isso olhar para dentro e identificarmos os motivos que estão provocando esse desejo de mudar, são como começar a enxergar a luz no fim do túnel.
Perguntas como: O que me incomoda? Por que eu quero mudar? O incômodo está na atividade, na empresa, na minha rotina ou no meu chefe? O que eu faço hoje continua tendo sentido para mim? Por que esse vida já não me satisfaz? Qual o estilo de vida eu gostaria de ter? Estou preparado para mudar?
A partir das respostas à essas perguntas, e outras que você mesmo poderá elaborar para se entender, será possível identificar o tamanho da “mudança” necessária.
Mas nesse processo há algo que também considero muito valioso que é ouvir, trocar experiências com outros profissionais que já fizeram a transição. Ative sua rede de relacionamento e ouças as histórias daqueles que já fizeram esse movimento, busque apoio emocional e inspiração para percorrer o seu caminho.
Vou deixar aqui uma dica para encontrar histórias que podem te inspirar.
O Podcast - 45 do Primeiro Tempo do jornalista Patrick Santos. Ele mesmo, passou por uma transição recentemente e após ter mergulhado em busca de suas respostas, trouxe à tona um livro, contando a sua própria jornada e o Podcast com histórias de pessoas que assim como ele, chegaram a um ponto de suas vidas e decidiram mudar o rumo e ir em busca de mais sentido e significado. Cada história vale muito a pena, mas para começar, sugiro o episódio 1 – Vida sem crachá e o episódio 18 – Luciano Pires, O decano do Podcast que não para de empreender.
Nesses episódios é possível encontrar um “guia de navegação” para quem está pensando em deixar o mundo corporativo e navegar com o próprio barco.