Humanidades Digitais, Big Data e Pesquisa Científica
Olá, Pessoas!
Em tempos onde personalidades que deveriam dar o exemplo e incentivar o hábito da leitura, gabam-ser por não tê-la, faz-se mais do que necessário a propositura de novos títulos para o conhecimento de temas tão sensíveis e presentes a todos, mesmo que inscientes dessa realidade.
Como contribuição a conteúdos e discussões que aglutinam à formação de novos olhares acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação e seus desdobramentos à Sociedade, o livro Humanidades Digitais, Big Data e Pesquisa Científica é o resultado de seminário internacional do tema Humanidades digitais, big data e pesquisa científica, promovido pela Fundação FHC, em 21 de setembro de 2021, que reuniu virtualmente seis especialistas e cerca de 400 participantes, de várias regiões do Brasil.
Este livro contém a íntegra dos textos então apresentados pelos conferencistas, na expectativa de que sirvam de plataforma para outros debates sobre o assunto.
O livro é de grande valia para pesquisadores e interessados que mesmo em diferentes perspectivas enfrentam as questões relativas ao big data e que demandam de seus "players" novos olhares para uma melhor compreensão do tema.
Em que pese, vale observar que a obra conta com a contribuição de Pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Unesp - Marília, José Augusto Chaves Guimarães, José Eduardo Santarem Segundo, Ricardo César Gonçalves Sant’Ana, além de Johanna Wilhelmina Smit (Universidade de São Paulo), Maria Fernanda Rollo (Universidade Nova de Lisboa, Portugal) e Widad Mustafa El Had (Universidade de Lille 3, na França).
Uma leitura indispensável e recomendável a todos que desejam aprender com Pesquisadores de valor intelectual e que se traduzem na importância e relevância das Universidade Públicas no Brasil e no mundo.