Humano - Uma Viagem Pela Vida
A arte do cinema tem o poder de atingir o que há de mais verdadeiro dentro dos seres humanos. Obras como Human, documentário de 2015 de Yann Arthus-Bertrand, demonstram que nós podemos nos conectar a partir de sentimentos comuns, mesmo que nossos olhos enxerguem realidades completamente opostas. Esse belíssimo trabalho reúne depoimentos de pessoas de todo o planeta Terra, que trazem com muita honestidade aspectos de suas vidas ou episódios marcantes, construindo um panorama geral de como a humanidade vive hoje, ou luta pela sua sobrevivência.
Felicidade. Amor. Medo. Morte. Perda. Recomeço. Esperança. Violência. Guerra. Paz. Injustiça. Fome. Pobreza. Orgulho. Aceitação. Sexualidade. Família. Trabalho. Propósito. Suicídio. Depressão. Cuidado. Comunidade. Sociedade. Natureza. Cultura. Vida...
Você costuma refletir todos os dias sobre todos esses temas? Alguns sim, mas provavelmente não todos, já que cada pessoa recebe estímulos diferentes e vive experiências únicas, as quais contribuem para criar bilhões de histórias de vida. O documentário permite perceber que cada uma dessas histórias é especial, que cada ser humano é importante, e que todos temos sentimentos que constituem a mesma essência. Humana.
O documentário ainda traz, entre depoimentos, imagens aéreas deslumbrantes de fenômenos sociais como multidões, grandes centros urbanos, estilos de vida e de trabalho distintas, bem como fenômenos da natureza como montanhas e oceanos. As imagens enaltecem a beleza da pluralidade do nosso planeta, que nada mais é que um palco no universo onde toda humanidade acontece. Destaque também para a trilha sonora, que mexe bastante com os sentimentos ao mesclar sons em diferentes idiomas e intensidades.
É impossível não se identificar com pelo menos um entre dezenas de depoimentos. Ou ainda repensar sobre algum dos aspectos de sua vida. Vale mais que seu tempo. Vale sua empatia.