IA no ERP: um guia para entendimentos iniciais
À medida que mais fornecedores de ERP, especialmente os principais fornecedores de ERP do mercado, incorporam inteligência artificial (IA) em seus produtos, é importante compreender os princípios básicos por trás dessa tecnologia deslumbrante.
Aqui está um guia básico que descreve os tipos de IA, os tipos de fontes de dados, os riscos e alguns casos de uso.
O papel da IA nos negócios
Cada vez mais, as empresas estão a utilizar a IA, incluindo a IA generativa, para ganhar eficiência e melhorar a sua tomada de decisões.
Uma forma de as empresas conseguirem isso é incorporando IA em seus sistemas ERP, CRM ou SCM existentes. Outra forma, é substituir seus sistemas atuais por um ERP que possuem recursos de IA já embarcados.
Os diferentes tipos de IA
🎯 Aprendizado de máquina
Um tipo de IA que existia antes do nascimento do ChatGPT, por exemplo, é a IA baseada em aprendizado de máquina. Esta IA pode fazer previsões, automatizar decisões, identificar anomalias e agilizar processos.
Por exemplo, a automação inteligente de processos é a prática de usar algoritmos de aprendizado de máquina, automação robótica de processos e outras tecnologias de automação para agilizar tarefas repetitivas.
🎯 IA generativa
A IA generativa é mais comumente usada para desenvolvimento de software ou para o desenvolvimento de qualquer resultado que possa ser produzido a partir da análise de grandes quantidades de dados. Isto inclui não apenas dados estruturados, mas também dados não estruturados, como documentos de aquisição ou manuais de manutenção.
Que tipos de IA existem no software ERP?
Os fornecedores de ERP estão incorporando esses e outros tipos de IA em suas ofertas.
Por exemplo, muitos sistemas ERP possuem recursos de processamento de linguagem natural que permitem ao sistema compreender as consultas dos usuários e fornecer um resultado de conversação.
Esta funcionalidade do chatbot é um dos usos mais comuns de IA generativa em software ERP. Os chatbots e outros assistentes digitais melhoram a experiência do usuário e aumentam a produtividade, permitindo que usuários não técnicos consultem informações específicas no sistema ERP ou solicitem um resumo de dados de múltiplas fontes.
Os diferentes tipos de fontes de dados
Embora existam muitos tipos de dados que as organizações podem usar para treinar IA, aqui estão alguns dos principais:
✅ Dados públicos
Um exemplo de dados públicos são os dados abertos. São dados que estão disponíveis gratuitamente ao público, como pesquisas científicas e conteúdo de mídia social.
Outro exemplo são os dados da web, que incluem a grande quantidade de dados não baseados em assinatura na internet, como textos, imagens e vídeos. Algumas aplicações de IA em sistemas ERP conectam-se à Internet. Outros não fazem.
✅ Dados de terceiros
Os sistemas de IA generativa podem nem sempre ter acesso a todos os dados públicos que acessam agora ao responder a uma consulta do usuário dentro de um sistema ERP. É aqui que entram os dados de terceiros.
Durante anos, as organizações reconheceram o valor de combinar os seus dados proprietários com dados de terceiros para orientar a tomada de decisões.
✅ Dados Internos
Os dados internos podem incluir dados históricos sobre o desempenho financeiro da empresa, dados de sensores da fábrica da empresa ou dados gerados pelo usuário a partir de interações de suporte ao cliente.
Embora as organizações possam usar esses dados para treinar sua IA, isso está longe de ser uma proposta plug-and-play. A maioria das empresas tem uma certa quantidade de dados isolados ou imprecisos em sua organização, e esses dados devem ser limpos e padronizados antes de se tornarem dados de treinamento de IA.
Os riscos do uso de IA para negócios
Estes são apenas alguns dos riscos associados ao uso de IA para os negócios:
🚨 Alucinações
Independentemente dos tipos e da qualidade dos dados que uma organização utiliza para treinar a sua IA, ainda são possíveis resultados não confiáveis. Na verdade, as alucinações de IA são bastante comuns. Testes de garantia de qualidade e medidas de segurança são essenciais.
🚨 Viés
As organizações devem avaliar os dados quanto a preconceitos. Os resultados tendenciosos podem ser muito mais difíceis de identificar quando provenientes de um sistema de IA. Os sistemas de IA computam respostas sem necessariamente compartilhar seu raciocínio ou fontes de dados.
Recomendados pelo LinkedIn
🚨 Segurança
À medida que os fornecedores continuam a aperfeiçoar a integração AI/ERP, alguns estão adicionando uma camada adicional à função básica da plataforma ERP. Dessa forma, os funcionários podem aproveitar ao máximo os dados históricos que já estão em seus sistemas.
No entanto, qualquer tecnologia com acesso a dados comerciais proprietários apresenta riscos de segurança.
Em particular, características como análise preditiva e texto preditivo suscitaram preocupações. Mais notavelmente, as organizações questionam-se se a IA está a aprender com os seus contributos e a utilizá-los para gerar informações para os concorrentes.
Até que as políticas de armazenamento de dados de IA sejam definidas com precisão, as empresas devem tomar precauções adicionais. Isto significa estabelecer políticas de governança de IA e de dados para garantir que informações confidenciais não sejam compartilhadas inadvertidamente.
Em última análise, a inteligência humana ainda é necessária para gerir dados, gerir aplicações de IA e tomar a decisão final nas decisões financeiras e operacionais.
Os 10 principais casos de uso de IA em ERP
1. Analisar relatórios financeiros do ERP para identificar irregularidades nas entradas de dados ou transações incomuns.
2. Antecipar falhas de equipamentos e recomendar cronogramas de manutenção preventiva, procedimentos de reparo proativos e muito mais.
3. Automatizar tarefas demoradas, como processamento de faturas e aprovações de pedidos de compra.
4. Otimização da gestão da cadeia de abastecimento através da análise de dados em tempo real para prever flutuações da procura, otimizar os níveis de inventário e recomendar rotas de transporte.
5. Melhorar a gestão e retenção de talentos através da análise de dados de funcionários para identificar funcionários de alto desempenho, recomendar oportunidades de treinamento e prever possíveis rotações.
6. Garantir a conformidade com regulamentos e requisitos de relatórios, automatizando processos legais e garantindo relatórios precisos e oportunos.
7. Melhorar o desenvolvimento e a inovação de produtos, analisando dados de clientes e tendências de mercado para sugerir novas ideias de produtos, otimizar recursos de produtos e personalizar campanhas de marketing.
8. Resumir dados analisando diversas fontes dentro do sistema ERP e gerando relatórios em formatos digeríveis que podem ser facilmente apresentados.
9. Melhorar o atendimento ao cliente usando chatbots inteligentes que entendem o contexto das conversas, aprendem com as interações do usuário e geram respostas personalizadas e humanas.
10. Aumentar as previsões financeiras através da geração de cenários financeiros plausíveis com base em potenciais alterações económicas, políticas ou de mercado.
Seu próximo projeto: implementar um sistema ERP habilitado para IA?
Ao integrar a IA no software ERP, as empresas podem melhorar seus processos em várias funções, incluindo a contabilidade, recursos humanos, atendimento ao cliente, gestão da cadeia de abastecimento, manufatura e muito mais.
O papel da IA no ERP ainda está sendo definido. No entanto, sabemos que esta tecnologia está transformando o ERP para melhor (na maior parte).
Você já pensou em como as novas tecnologias poderiam expandir a funcionalidade dos seus sistemas atuais? Se desejar, posso avaliar sua tecnologia atual e determinar se novas integrações são possíveis ou se é necessária uma substituição completa.
Basta entrar em contato comigo!
Abraços Fraternos.
Por Que Escolher a IT PROJECTS?
💪 Experiência Comprovada: 25 anos de sucesso em projetos de transformação digital.
💪 Foco no Cliente: abordagem personalizada que entende e atende às necessidades específicas de cada empresa.
💪 Alianças Estratégicas: parcerias com os principais fornecedores de ERP do mercado, garantindo soluções de alta qualidade.
A escolha do ERP certo pode transformar sua empresa, e a IT PROJECTS está aqui para tornar essa transformação uma realidade. Vamos juntos nessa jornada de sucesso.
Sou Fabricio Amorim, 25 anos atuando como Gestor de Projetos e de PMO no Brasil e exterior, co-fundador da IT PROJECTS, empresário, mentor, conselheiro. MBA pela FGV. Inúmeras certificações. Especialista em Projetos de ERP e Transformação Digital. Apoio incessante à empresários e gestores na jornada de crescimento e desenvolvimento de seus negócios. Eterno aprendiz e apaixonado por novos desafios!
--
5 mRealmente não tem volta, já temos no mercado ERP que integram com IA como, SAP S/4HANA, Oracle ERP Cloud, Microsoft Dynamics 365 e outras mais. Será uma mudança grande no mercado.
Diretor de Desenvolvimento e Inovação na INFOX Tecnologia - Especialista em meios de pagamento, bnpl, cdc digital, benefícios e gestão de frotas.
6 mExcelente conteúdo Fabricio Amorim . Fato é que devemos cada dia mais ser impactados por essa tecnologia, não tem volta. Temos é que tirar proveito de tudo isso!!!