IA Generativa: a revolução que transforma o varejo

IA Generativa: a revolução que transforma o varejo

Em pouco tempo, os processos de venda e a interação com os clientes serão totalmente diferentes. Esteja atento e se prepare!

Por Daniel Mendez, Diretor da Linx Digital

 

Nos últimos meses, um tsunami vem mudando conceitos e perspectivas no mundo da tecnologia – e muito além dele. O ChatGPT deixou muito clara a importância da Inteligência Artificial (IA), como ela impacta as mais diversas atividades de negócios e que novas oportunidades ela abre para a interação com os clientes e o aumento de eficiência dos negócios.

Analisando de uma forma bastante ampla, a IA Generativa, que é o tipo de Inteligência Artificial do qual o ChatGPT faz parte, é uma maneira eficiente de oferecer conteúdo personalizado, assistência útil e contextualizada e melhores experiências para os clientes. dessa forma, é uma tecnologia com um incrível potencial de aumento da satisfação do cliente e das taxas de conversão. Ao mesmo tempo, cria um ciclo de coleta/análise/aplicação de dados que é muito valioso para as estratégias de marketing e vendas.

No varejo, ferramentas de IA Generativa como o ChatGPT (e existem muitas outras no mercado – vale estar de olhos bem abertos para testar as novidades) têm impactos significativos em áreas como:

 

1) Personalização

Analisar dados de milhares ou milhões de consumidores, obter insights pelo cruzamento dessas informações e entregar uma resposta rápida e precisa era impossível até agora. Com a IA Generativa, a tecnologia passa a entender a necessidade do cliente, por meio de áudio, vídeo, texto e imagens, e o poder da análise das informações faz com que cada pessoa receba uma resposta personalizada a partir do catálogo do varejista. A consequência é o aumento da conversão, gerando um crescimento substancial das vendas.

 

2) Ações contextualizadas

Mais do que ações personalizadas, a IA Generativa permite que as ações sejam contextualizadas, considerando o momento do negócio e a realidade do consumidor. Para o cliente, a sensação é de um sistema que conhece a fundo sua realidade e consegue entregar respostas precisas. Com isso, diminui o atrito e o cliente passa a ter uma melhor experiência de consumo.

 

3) Aceleração de processos

O enriquecimento de descrições de produtos para gerar um melhor SEO é apenas uma das possibilidades de automação do uso do ChatGPT e outros modelos de IA Generativa. A capacidade de entender o que gera resultados e a integração de sistemas faz com que os ganhos com o uso da IA Generativa sejam disseminados ao longo da empresa, acelerando a tomada de decisões e criando processos mais eficientes de negócio.

 

4) Assistentes virtuais

No ambiente da loja física, vejo uma imensa oportunidade para o aumento do uso de assistentes virtuais como apoio à atividade do vendedor. O app que o vendedor utiliza para apoiá-lo no processo de vendas ganha uma riqueza ainda maior de informações e detalhes alimentados em tempo real. As interações com os clientes vão sendo registradas, processadas e analisadas, para que a experiência de compra seja cada vez mais rica.

Do ponto de vista da gestão, a inteligência do negócio fica menos dependente do conhecimento específico do vendedor sobre o produto ou serviço, e qualquer nova informação sobre o cliente passa a alimentar todas as ações de relacionamento. Isso faz com que o consumidor passe a ter interações cada vez mais significativas com a marca.

 

5) Eficiência em produtos

Como o varejo é um setor cada vez mais tecnológico, ter eficiência nas áreas de programação e TI também é importante. E a IA Generativa oferece a possibilidade de ganhar muito tempo no desenvolvimento de funcionalidades ou novos recursos para os clientes. Os códigos de programação passam a ser criados mais rapidamente, com um trabalho de “força bruta” desenvolvido pela IA e o elemento humano fazendo os ajustes finos.

Esse modelo é bom para o negócio, que aumenta eficiência, e para os colaboradores, que passam as tarefas menos nobres para a IA realizar. É um uso mais inteligente do tempo e da experiência dos profissionais da sua empresa.

 

6) Geração de conteúdo

A IA Generativa cria possibilidades impressionantes de geração automática de campanhas e de adaptação das ações às diferentes circunstâncias da conversa com o cliente. Em um atendimento via chat, por exemplo, o chatbot deixa de se colocar como um script que não entende variações ou necessidades específicas, e passa a compreender conceitos, perguntas complexas e comportamentos humanos.

Com isso, campanhas passam a ser desenvolvidas automaticamente, com a possibilidade de se adaptarem às diferentes circunstâncias das conversas com os clientes. E isso atende ao desejo dos consumidores de serem tratados como pessoas, e não como parte de procedimentos genéricos.

 

É uma questão de tempo (e pouco tempo) para que ferramentas de IA Generativa estejam amplamente presentes nas interações dos clientes com o varejo. Na Linx, estamos atentos a essa oportunidade e incorporamos o ChatGPT 4.0 (a versão mais atualizada da plataforma) ao Linx Chat Commerce, nossa solução de atendimento e venda via WhatsApp.

Com isso, o atendimento via chat se torna ainda mais eficiente, conversando com os clientes de uma forma mais natural, entendendo questões contextuais e facilitando o processo de vendas. Rapidamente, o uso de IA Generativa no atendimento ao cliente vem deixando de ser tendência para se tornar uma realidade dos negócios, melhorando o relacionamento e a experiência do consumidor.

É por meio da IA Generativa que veremos a concretização do Headless Commerce – o processo de vendas digitais que independe de um e-commerce para acontecer. O varejista ganha poder para impulsionar seus negócios em qualquer plataforma, a partir do que faz sentido para os clientes. Dessa forma, o objetivo maior do Unified Commerce, de permitir que o cliente compre o que quiser, de qualquer lugar, a qualquer momento, fica muito mais próximo de todo o varejo.

O mais incrível? Essa é uma revolução que está apenas no início. O que entendemos como varejo será completamente transformado nos próximos anos. E a hora de iniciar essa jornada é agora!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Ian Lucas Lopes Honório

Desenvolvedor web | Desenvolvimento web Full-Stack

1 a

Tenho todos os equipamentos necessários para home office e para quando tiver que ir no escritório moro em uma cidade ao lado de Belo Horizonte para a parte híbrida do estágio.

Edivar Cavalcante Lima Neto

Mais de 16.000 horas de consultoria em TI para Varejo. Diretor de Moda, Food e Mercado de Proximidade - Linx São Luís | Sócio - Depyl Action Belém | Conselheiro na Depyl Action Franchising 2019/2021

1 a

Excelente conteúdo!

Renato A. Silva

LINUX/DEBIAN | Open SUSE | SQL SERVER | Docker

1 a

IA são o futuro

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos