IBM Se prepara para revolucionar a computação quântica

IBM Se prepara para revolucionar a computação quântica

Li esta matéria hoje pela manhã no Financial Times e traduzi a matéria para vocês porque esta notícia, é uma REVOLUÇÃO na tecnologia mundial e vai contribuir radicalmente para mudar a maneira como vivemos hoje.

Preciso compartilhar, tamanha é a sua importância.

"A IBM se prepara para revolucionar a computação quântica"

A IBM está dando seu primeiro passo para a comercialização da computação quântica, tornando-a a primeira grande empresa de tecnologia a tentar colher um dividendo a partir do que poderia um dia ser uma nova forma revolucionária de computação.

A maioria dos pesquisadores concorda que os computadores em larga escala baseados na mecânica quântica, teoricamente, tornando-os maciçamente mais poderoso do que as máquinas existentes, ainda estão anos luz do seu potencial.

Entretanto, a IBM e outros produziram manifestações de sistemas de pequena escala que tiram proveito dos efeitos quânticos, como superposicionamento, em que um eletron pode existir em dois estados de uma só vez.

Ao tornar possível representar um "1" e um "0" ao mesmo tempo, os bits quânticos, ou qubits, em tais máquinas será capaz de levar em cálculos muito mais complexos do que computadores atuais.

A IBM e outras empresas disseram que as primeiras utilizações de seus anos de pesquisa no campo estão dentro do alcance, perto o suficiente para começar a inscrever os clientes que desejam aprender a programar sistemas experimentais com base neste novo e radical movimento tecnológico.

Este movimento reflete a crença de que as primeiras máquinas quânticas funcionais, em breve estarão disponíveis, disseram executivos da IBM , apesar de não prever quando isso seria. Estas máquinas só serão capazes de aproveitar uma pequena parte dos benefícios quânticos, mas ainda assim vão facilmente superar os mais poderosos supercomputadores mesmo de hoje.

"Nós não estariamos fazendo isso se não acreditassemos que seria a curto prazo", disse Scott Crowder, o diretor técnico para a computação quântica no grupo de sistemas da IBM. "Pequenas melhorias [mais de computação de hoje] podem ser muito valiosas. Se você é um fundo de investimentos hedge e você estiver executando uma otimização de portfólio, então 3% melhor ou 5% melhor, é um monte de dinheiro.

"A IBM disse que está trabalhando em assinar acordos comerciais com um punhado de clientes este ano para acesso a um sistema quântico experimental. Isso por si só não vai ser poderoso o suficiente para ter qualquer uso comercial, mas dará aos clientes a oportunidade de aprender como programar o sistema, preparando-os para os sistemas mais práticos que estão previstos para seguir logo depois. "Estamos numa fase agora onde é que isto vai de pesquisa recreativa, para onde você realmente quer olhar para ele a partir de um ponto de vista comercial ", disse Crowder.

Este movimento da IBM caminha junto com os planos do Google que está correndo para criar a sua própria máquina usando 50 bits quânticos - o ponto em que um computador quântico seria capaz de lidar com os cálculos mais complexos do que os computadores de hoje.

A Microsoft também está trabalhando no desenvolvimento de tecnologia quântica, embora tenha escolhido um design mais radical para os seus qubits que ainda tem de mostrar resultados fora do laboratório.

O único sistema quântico em uso é feito pela D-Wave, uma empresa canadense que conta com Google e Nasa entre os seus punhado de clientes. Mas o sistema D-Wave apenas aponta problemas na computação, tornando o seu impacto mais limitado. Por outro lado, a IBM está trabalhando em um computador quântico de uso geral que seria capaz de lidar com uma ampla gama de problemas.

O esforço para atrair clientes que queiram programar a sua máquina, faz da IBM a única grande empresa de tecnologia a ter começado a construção de um ecossistema mais amplo em torno da sua tecnologia quântica, disse Bob Sorensen, analista no IDC.

"É uma questão de ovo e da galinha: você pode empurrar um computador quântico para o mercado, mas se não há quaisquer algoritmos, não terá muito uso," disse Sorensen. Ainda acrescentou que os primeiros clientes, teriam uma boa posição para moldar a forma como a tecnologia se desenvolve: ". Existe potencial para as pessoas que querem entrar começando do zero conosco"

Além de ferramentas de software para programadores escreverem programas para seus sistemas quânticos, a IBM também lançou uma interface on-line para que um grupo muito maior de desenvolvedores podem experimentar com a tecnologia gratuitamente.

A IBM não daria detalhes sobre o sistema experimental que irá disponibilizar aos clientes este ano, além de dizer que vai ser mais poderoso do que o sistema de cinco qubit apresentou em 2016. O objetivo é "dentro dos próximos anos para migrá-los para sistemas que estão na escala de 50 qubits", disse Crowder.

Enquanto estas máquinas teoricamente vão superar os computadores digitais de hoje, ainda só podemoes ter um sistema com 500-2.000 qubits para controlar a tecnologia e corrigir erros, acrescentou. Um computador quântico em escala total, entretanto, estima-se que exigem pelo menos 500,000-1m qubits.

O estado atual da tecnologia quântica ainda é equivalente apenas ao nível que computação digital havia alcançado em 1940, afirmou Crowder.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Felipe Faccio

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos