Ibovespa sofre nesta semana e dólar dispara; Nos EUA livro bege movimenta os mercados
Edição #93 - Abertura de mercado - Newsletter
Bom dia! Iniciando mais uma abertura de mercado, com as principais notícias que vão movimentar os mercados hoje.
Ásia
As principais bolsas da Ásia fecharam sem um único sinal nesta quarta-feira. Os investidores acompanham os desdobramentos da crise do Oriente Médio e a expectativa sobre juros nos Estados Unidos.
Na China, os reguladores minimizam os ruídos envolvendo novas diretrizes sobre o mercado de capitais no fim da semana passada.
De olho nos EUA, o mercado como um todo acompanhou as mais recentes falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre a manutenção dos juros elevados por mais tempo, em função de uma inflação persistente.
Estados Unidos
Após o Dow Jones registrar sua sexta sessão consecutiva com perda na terça, os índices futuros dos EUA se recuperam e operam com alta na manhã desta quarta-feira. Hoje são esperados mais resultados da safra de balanços dos EUA, com destaque para ASML, do setor de tecnologia, e US Bancorp.
Em uma semana com agenda mais vazia, o destaque desta quarta-feira nos EUA será a divulgação do Livro Bege, que pode trazer mais elementos que se relacionem às falas atuais de Powell.
Desenvolva um projeto de educação financeira e planejamento financeiro em sua empresa para seus colaboradores. Clique aqui para saber mais: Fale comigo
Zona do Euro
Os mercados europeus operam em alta, mesmo após falas de Powell. A tensão ainda permanece em relação à potencial escalada de conflitos entre Irã e Israel. Ainda assim, o dia amanheceu tranquilo para o principal índice regional, Stoxx 600, que apresentava alta de 0,5%. A maioria dos setores operava no positivo, com destaque para os papéis de mineração, que subiam 2,2%.
Recomendados pelo LinkedIn
Dentre os dados europeus, a inflação no Reino Unido apresentou queda de 3,2% em março. O número ficou abaixo do esperado por economistas e pode ser uma indicação do início de cortes de juros pelo Banco da Inglaterra.
Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 16, que o cenário externo explica dois terços do que está acontecendo no Brasil, ao ser questionado sobre a valorização do dólar frente ao real. Há pouco, o dólar estava cotado a R$ 5,2665, em alta de 1,57%.
“Tem muita coisa que está fazendo com que o mundo esteja atento ao que está acontecendo nos Estados Unidos, e o dólar está se valorizando frente às demais moedas”, disse ele, em conversa com jornalistas, em Washington.
Commodities
Os preços do petróleo operam no vermelho, após encerrar a sessão de ontem com estabilidade. A escalada do dólar, aumento de demanda na China e tensões no Oriente Médio seguem no radar em relação ao preço da commodity.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, com recuperação forte após quedas apresentadas na terça-feira.
Agenda de hoje:
Brasil
9h: IBC-Br
10h35: Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, dá entrevista ao FMI, em Washington
EUA
15h: Livro Bege