Ideias não são "Commodities" - Saiba desenvolvê-las
Muitos empresários e líderes ainda depositam todas as suas fichas nos departamentos de pesquisa & desenvolvimento e marketing, quando se pensa em gerar ideias criativas e inovadoras com o objetivo de alavancar os resultados da empresa no cenário dos negócios em que atuam.
Embora esses departamentos sejam indiscutivelmente vitais na geração de ideias e concretização dos projetos através do seu corpo técnico qualificado e especializado, não necessariamente essa é a única fonte de inovação que uma organização dispõe.
Estou me referindo a uma fonte de ideias oriunda de profissionais com perfil intraempreendedor, que podem fazer parte de qualquer departamento ou nível hierárquico da organização, incluindo os já citados acima, mas que por possuírem características intraempreendedoras, são capazes de enxergar oportunidades úteis à empresa, propondo ideias inovadoras, onde os outros funcionários enxergam apenas problemas crônicos e via de regra, os intraempreendedores são auto motivados para assumir a liderança formal ou mesmo informal, superar desafios com altos níveis de resiliência, não temem em assumir riscos para transformar suas ideias em resultados para a organização.
Sempre que um problema ou desafio surge numa organização com perfil tradicionalista, existe uma tendência natural de querer solucionar os problemas procurando soluções adotadas com problemas similares do passado e o que é pior, via de regra, a alta direção quer soluções imediatas, o que na realidade raramente acontecem e a ineficiência passa a permear a organização.
Empresas que possuem estratégias para inovar, sabem que precisam dar tempo ao tempo, mesmo em situações críticas, em que a vantagem competitiva esteja em risco, pois sabem que é preciso desenvolver a sabedoria de permitir que seus intraempreendedores invistam tempo e recursos para testar e desenvolver novas ideias, cientes de que o erro estará presente, mas que suas equipes serão capazes de aprender rápido com eles, criando o "Know How" necessário à inovação.
As ideias não são commodities que a organização pode comprar no mercado para suprir de forma imediatista suas necessidades de crescimento dos negócios. É preciso que cada organização consiga identificar suas peculiaridades e vocação para gerar valor que seja percebido pelos seus clientes, promovendo inovações contínuas através dos seus intraempreendedores, atuando em sinergia dentro de uma cultura intraempreendedora, longe dos paradigmas e processos engessados de uma cultura organizacional tradicionalista.
Em verdade, as ideias são como sementes que precisam ser cuidadas para germinarem saudáveis, onde é necessário cuidar das condições do solo e enfrentar os riscos da imprevisibilidade das condições do clima, para que no devido tempo sejam colhidos os melhores frutos.
Assim, de forma análoga, saiba identificar e desenvolver os melhores intraempreendedores(as) na sua organização, implante a cultura intraempreendedora, ofereça os recursos e apoio necessários pois é a forma mais sabia de desenvolver ideias e concretizá-las a favor do sucesso da sua organização.
Herbert E. A. Silva, excelente artigo, Parabéns!