A IMED está entre as 5 IES que mais inovam no RS: veja um exemplo do que estamos falando!

A IMED está entre as 5 IES que mais inovam no RS: veja um exemplo do que estamos falando!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fomos reconhecidos como umas das 5 IES que mais inovam no RS nesta semana, pela Revista Amanhã. A colunista Marta Sfredo também destacou nossa infraestrutura, adaptada e modernizada, aproveitando o período de distanciamento social para ressignificar o uso dos espaços.

Dentre muitas inovações, quero compartilhar a criação do espaço “A Casa é a Escola, a Escola é Casa”. Como o nome já afirma, no pós-pandemia os espaços se misturam. A IMED ganha ares de Casa para acolher, e a Casa passa ser a IMED, para que nela sejam desenvolvidas as atividades mais adequadas a cada ambiente.

Só que essa ideia nasceu já há algum tempo:

Em 2018, quando a IMED chegou a Porto Alegre, o curso de arquitetura e urbanismo em Passo Fundo, já estava consolidado. Desde 2014, firmou-se como o curso com o maior número de alunos da região norte do Estado, já se distinguia pela pesquisa em seu Mestrado e, atento às demandas sociais, estendia suas ações na comunidade. Assim ele segue, sendo considerado como o melhor curso da região pelo MEC.

Porto Alegre, em 2018, vivia uma realidade muito distinta. Precisávamos encontrar o nosso espaço. Tínhamos a força do nosso curso de arquitetura em Passo Fundo, uma gestão profissional e um pilar de inovação pulsante. Lançamos mão de duas estratégias – comuns nas áreas de inovação das indústrias, mas ainda pouco utilizadas no lançamento de produtos acadêmicos – as pessoas no centro da equação e a aproximação com startups.

Em 2018, iniciou em Porto Alegre, um movimento alternativo na arquitetura, unindo grandes nomes da área, com uma pegada startupeira, a Escola Livre de Arquitetura (ELA). A IMED tornou-se um satélite da ELA, a Ela infiltrou-se na IMED. Unindo metodologia ágil para o lançamento de cursos curtos, baseado na arquitetura do acolhimento, do uso de materiais descartados, da intervenção urbana envelopada na cultura maker, casou perfeitamente com o nosso “Vai Lá e Faz” da IMED. Trabalhando com parceiros se ganha velocidade, e a aproximação com startups, desde que as teses e expectativas estejam nitidamente desenhadas, constitui uma das armas para cavar o seu nicho.

As pessoas no centro da equação é outro pilar da inovação ainda tímido nos produtos acadêmicos, sobretudo quando se fala em infraestrutura física. Costuma-se entregar espaços prontos para os alunos e professores, sem pergunta-lhes como é o espaço que vocês gostariam de estudar e estar? Resolvemos, então, inverter essa equação, e colocar o aluno em seu centro. Com o investimento aprovado, trouxemos os alunos para desenvolver o projeto arquitetônico dos espaços que ocupariam. Surgiu daí “A Casa é a Escola, a Escola é a Casa”. Os estudantes gostariam de uma casa acolhedora, de preferência com varanda e plantas, em que pudessem passar muitas horas projetando, cortando, imprimindo, esmerilhando, mas que não fosse o tradicional clima de escola, e sim de casa. A Casa na IMED ficou pronta. Os alunos são responsáveis por cuidar da Casa e da Escola, e todos fortalecem a arquitetura da IMED Porto Alegre.

Juliana de Azevedo Bernardes

Professora nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Atitus Educação

4 a

Que legal teu texto. Tenho certeza que em poucos anos a IMED se tornará a Casa da arquitetura de Porto Alegre.

Daniela Horta

Auxilio a transformar informação em decisões, tendências em oportunidades e desafios em inovação/ Mentora / Pesquisadora / Top Voice LinkedIn

4 a

Parabéns, vocês estão com um trabalho fantástico.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos