Como você analisa as soft skills no seu processo seletivo?

Como você analisa as soft skills no seu processo seletivo?

Recentemente, uma notícia do jornal Valor Econômico nos mostrou uma situação interessante: 80% dos profissionais de Recursos Humanos acreditam que as habilidades comportamentais são importantes para que as empresas alcancem o sucesso, de acordo com uma pesquisa feita pelo LinkedIn com 5 mil pessoas em 35 países. Se recortarmos apenas o Brasil dessa pesquisa, 95% dos profissionais apontaram a importância das soft skills.

Por outro lado, a maior parte dos profissionais - 57% das pessoas que participaram do levantamento - também afirma não contar com um processo estruturado para analisar essas competências na hora de contratar um novo colaborador. E é aí que está o grande problema.

O que foi apresentado pela pesquisa sobre a opinião dos profissionais de RH é comprovado através de dados. Afinal, não é novidade que 3 a cada 5 demissões ocorre por conta do comportamento. Nós sabemos que a análise comportamental é justamente um dos grandes déficits das empresas e, por conta disso, falamos tanto sobre a importância da Gestão Comportamental para todos os tipos de organizações.

Mas o que é a Gestão Comportamental?

Nada mais é do que uma estratégia de gestão de pessoas baseada no comportamento. Assim, você irá considerar as tendências e competências comportamentais de uma pessoa desde o processo de recrutamento e seleção até o desenvolvimento de um colaborador em sua empresa.

Nesse sentido, a Gestão Comportamental vem para guiar empresas e lideranças que entendem a importância de um gerenciamento de pessoas que considera além das habilidades técnicas do colaborador. Que sabem como o comportamento tem um papel fundamental para o bom desempenho de um profissional na empresa.

Como mudar esse cenário?

Na pesquisa, 75% dos profissionais disseram usar um questionário, 70% a leitura corporal, 60% cria situações e 30% analisa a participação em projetos para avaliar as competências comportamentais dos candidatos em processos seletivos. Apenas 17% dos recrutadores que participaram do levantamento afirmaram usar soluções tecnológicas para analisar as soft skills desses possíveis futuros colaboradores.

Esse é o segundo grande problema apontado pela pesquisa, já que, além de levar praticidade e rapidez para o processo de mapeamento comportamental, apenas o uso de uma solução tecnológica pode assegurar a assertividade necessária para uma decisão certa.

O teste de perfil comportamental da Solides, por exemplo, é validado pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com 97% de assertividade. Você terá informações sobre perfil comportamental, índices situacionais, estilo de liderança e diversas outras para conseguir contratar o profissional ideal para a sua empresa e fazer uma gestão realmente eficiente.

Além disso, você recebe um relatório completo que te indica o quanto competências como empatia, paciência, independência, concentração, dentre tantas outras estão desenvolvidas em quem respondeu o teste.

Mas isso não é tudo! Uma solução tecnológica é fundamental para que você consiga, de fato, formalizar o seu processo seletivo através de um funil de recrutamento, podendo acompanhar, metrificar e automatizar as etapas necessárias para alcançar um bom resultado.

E você? Como analisa as competências comportamentais dos candidatos nos processos seletivos da sua empresa? Compartilhe com a gente!


Gabriela Martinelli

Psicóloga Clínica e Consultora de RH

5 a

Oi Mônica, no artigo você cita o People Analytics??

Gabriela P.

Comercial | Negócios | Administração

5 a
Anderson Canteiro

Responsável por : Suporte à Operação | Processos | Financeiro na Entelgy

5 a

Costumo criar cenários pautados na realidade que o candidato enfrentará no seu cotidiano, associado ao entendimento das experiências passadas deste profissional. Porém , acredito que o resultado, neste modelo tende a ser empírico. Estudando sobre o people analytics vejo como é possível melhorar consideravelmente o desfecho de uma contratação.

Lígia Braga

European Marketing Manager @ ALSO | Conectando ideias e soluções | B2B

5 a

Ótimo artigo, Mônica! Ferramentas que facilitam e tornam o trabalho mais eficiente sempre são bem-vindas e o teste da Solides é muito interessante.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mônica Hauck

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos