Como você analisa as soft skills no seu processo seletivo?
Recentemente, uma notícia do jornal Valor Econômico nos mostrou uma situação interessante: 80% dos profissionais de Recursos Humanos acreditam que as habilidades comportamentais são importantes para que as empresas alcancem o sucesso, de acordo com uma pesquisa feita pelo LinkedIn com 5 mil pessoas em 35 países. Se recortarmos apenas o Brasil dessa pesquisa, 95% dos profissionais apontaram a importância das soft skills.
Por outro lado, a maior parte dos profissionais - 57% das pessoas que participaram do levantamento - também afirma não contar com um processo estruturado para analisar essas competências na hora de contratar um novo colaborador. E é aí que está o grande problema.
O que foi apresentado pela pesquisa sobre a opinião dos profissionais de RH é comprovado através de dados. Afinal, não é novidade que 3 a cada 5 demissões ocorre por conta do comportamento. Nós sabemos que a análise comportamental é justamente um dos grandes déficits das empresas e, por conta disso, falamos tanto sobre a importância da Gestão Comportamental para todos os tipos de organizações.
Mas o que é a Gestão Comportamental?
Nada mais é do que uma estratégia de gestão de pessoas baseada no comportamento. Assim, você irá considerar as tendências e competências comportamentais de uma pessoa desde o processo de recrutamento e seleção até o desenvolvimento de um colaborador em sua empresa.
Nesse sentido, a Gestão Comportamental vem para guiar empresas e lideranças que entendem a importância de um gerenciamento de pessoas que considera além das habilidades técnicas do colaborador. Que sabem como o comportamento tem um papel fundamental para o bom desempenho de um profissional na empresa.
Como mudar esse cenário?
Na pesquisa, 75% dos profissionais disseram usar um questionário, 70% a leitura corporal, 60% cria situações e 30% analisa a participação em projetos para avaliar as competências comportamentais dos candidatos em processos seletivos. Apenas 17% dos recrutadores que participaram do levantamento afirmaram usar soluções tecnológicas para analisar as soft skills desses possíveis futuros colaboradores.
Esse é o segundo grande problema apontado pela pesquisa, já que, além de levar praticidade e rapidez para o processo de mapeamento comportamental, apenas o uso de uma solução tecnológica pode assegurar a assertividade necessária para uma decisão certa.
O teste de perfil comportamental da Solides, por exemplo, é validado pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com 97% de assertividade. Você terá informações sobre perfil comportamental, índices situacionais, estilo de liderança e diversas outras para conseguir contratar o profissional ideal para a sua empresa e fazer uma gestão realmente eficiente.
Além disso, você recebe um relatório completo que te indica o quanto competências como empatia, paciência, independência, concentração, dentre tantas outras estão desenvolvidas em quem respondeu o teste.
Mas isso não é tudo! Uma solução tecnológica é fundamental para que você consiga, de fato, formalizar o seu processo seletivo através de um funil de recrutamento, podendo acompanhar, metrificar e automatizar as etapas necessárias para alcançar um bom resultado.
E você? Como analisa as competências comportamentais dos candidatos nos processos seletivos da sua empresa? Compartilhe com a gente!
Psicóloga Clínica e Consultora de RH
5 aOi Mônica, no artigo você cita o People Analytics??
Comercial | Negócios | Administração
5 aAllan Livio Horta
Responsável por : Suporte à Operação | Processos | Financeiro na Entelgy
5 aCostumo criar cenários pautados na realidade que o candidato enfrentará no seu cotidiano, associado ao entendimento das experiências passadas deste profissional. Porém , acredito que o resultado, neste modelo tende a ser empírico. Estudando sobre o people analytics vejo como é possível melhorar consideravelmente o desfecho de uma contratação.
European Marketing Manager @ ALSO | Conectando ideias e soluções | B2B
5 aÓtimo artigo, Mônica! Ferramentas que facilitam e tornam o trabalho mais eficiente sempre são bem-vindas e o teste da Solides é muito interessante.