A importância da comunicação para uma negociação bem sucedida

A importância da comunicação para uma negociação bem sucedida

Negociamos diariamente em todas as esferas de nossa vida. Com nossas equipes, amigos, filhos, chefias. As conversas difíceis fazem parte do cotidiano e sempre serão um desafio. No entanto, muitas vezes não paramos para pensar se estamos agindo da melhor forma para garantir a manutenção de nossos interesses, ou estamos sendo rígidos em posições que nos afastam e magoam pessoas que temos vínculos importantes. 

A arte de negociar envolve uma série de questões bastante complexas, mas se mantivermos a preocupação em nossos interesses, e não em posições pré-definidas e engessadas, os resultados podem ser muito melhores para todos os envolvidos.

A confiança, por exemplo, é um importante redutor de complexidade. Se confio, minhas defesas são menores e se abrem possibilidades para novas alternativas. O medo paralisa. Às vezes, colocamos em risco um importante negócio em função de detalhes. Agimos em função de nossos interesses, mas também pelas nossas aversões e posições. Agora, se colocarmos os interesses acima disso, passamos a enxergar a parte de baixo do iceberg, que é muito mais ampla que a ponta visível no oceano.

Nesse contexto, a comunicação é fator crítico de sucesso. Se não me comunico bem, qualquer frase mal empregada pode colocar em risco o entendimento. Um olhar, um gesto, o tom de voz, a postura e o gestual integram nossa comunicação a todo o momento. A preparação prévia tanto na estratégia de comunicação como do planejamento do encontro são críticos. Desenvolver a habilidade de comunicação é fundamental para enfrentar conversas difíceis.

A forma como nos comunicamos e a nossa capacidade para compreender os outros com clareza determinam, em grande parte, o sucesso das relações significativas e o cumprimento de nossas metas e objetivos. Criar uma boa relação interpessoal, com confiança e credibilidade, é fundamental para influenciar com integridade. 

Ao final, o resultado que fica são as percepções, expectativas atendidas, mas, acima de tudo, a experiência do encontro. Que aquele momento decisivo marque de forma positiva e satisfatória para que seja resultado de uma negociação de sucesso.


 

Enrique Pokulat

Physician | Universidade de Passo Fundo

5 a

Olá Raquel, decidi fazer comunicação contigo por julgar relações importantes e vi que estava certo. Sábias palavras Sou médico e percebo o quanto é necessário melhorar a comunicação tanto entre colegas da mesma área assim como é necessário aumentar o convívio, os contatos, trocar experiências com profissionais de outras áreas também. Nesse contexto tenho procurado aprimorar os meus conhecimentos através de estudos de outras áreas como direito, comunicação, finanças, contábeis, enfim, ouvir muito outras pessoas. Hoje o bom profissional é aquele que se destaca não somente na sua área específica mas também consegue ampliar seus horizontes com conhecimentos das demais áreas de conhecimento Tenha um Ótimo Dia

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Raquel de Castro Boechat

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos