A importância da implantação do ESG para alta gestão na área da saúde e o uso da telemedicina como estratégia para essa agenda em 2022
ESG - Atual contexto e conceito
Nos últimos dois anos, o ESG ganhou muita visibilidade tendo em vista a pandemia do Covid-19 que trouxe à tona falhas com os compromissos e responsabilidade social das instituições globais. Vamos falar nesse artigo sobre essa agenda global e sobre como a telemedicina faz parte disso.
Num conceito mais simples, as iniciais ESG significam uma gestão de negócios que envolvem questões ambientais (E), sociais (S) e de governança(G). Neste post vamos focar na parte social.
Uma agenda de importância global e que tem como principais pautas: a gestão e uso dos recursos naturais e mudanças climáticas, as questões sociais mais relevantes como relacionamento com comunidades e direitos humanos e ao compliance: questões organizacionais, transparência e de gestão de risco das empresas.
Os números têm demonstrado que as práticas sustentáveis vindas do ESG levam a uma grande valorização dos ativos, já na casa dos trilhões para as marcas e empresas.
Além da pandemia, a chegada das gerações mais jovens ao mercado consumidor tem levado as empresas a buscar uma conexão mais sólida com questões ambientais e sociais.
ESG na área da saúde como propósito para as marcas
Legado e reputação para as marcas são frutos que se espera com o ESG e, num contexto em que a velocidade de disseminação das informações sobre as empresas são extremamente rápida, graças principalmente ao uso das mídias sociais e internet, essa construção se torna ainda mais possível se executada de forma estratégica e eficiente.
Os grandes players também estão atentos e sabem que a perenidade e consolidação para as marcas estarão intimamente ligadas a esse tema de agora para o futuro, a médio e longo prazo, inclusive com a necessidade de publicação de seu relatório de sustentabilidade.
Por isso, muito mais do que uma ação de marketing com táticas pontuais e levemente efetivas, as empresas devem se atentar para a construção de uma agenda de gestão de negócios com o olhar para aspectos sociais e ambientais numa visão de longo prazo, que por trás do lucro farão bem global, para as comunidades e que deixarão um legado, que no setor da saúde está relacionado principalmente a questões de acesso.
Telemedicina como estratégia para agenda ESG
Baseando-se nos quatro pilares para o desenvolvimento sustentável que norteiam o mundo, governança, prosperidade, planeta e pessoas, indicadores com propósitos específicos podem mostrar, em relatórios de sustentabilidade, como as empresas estão implementando suas estratégias. A telemedicina pode contribuir para a ESG ao transformar o acesso à saúde.
Na telemedicina é possível disponibilizar serviços à distância para o cuidado com a saúde (englobando assistência, educação e pesquisa em saúde) com apoio de tecnologias digitais modernas que promovam a assistência médica online para pacientes, clínicas, empresas, hospitais, entre outros de onde estiverem.
Responsabilidade Ambiental
Como não há necessidade de deslocamento do paciente de sua residência para atendimento via telemedicina, temos menor consumo de combustíveis, de maneira direta e indireta, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
Além disso, as ferramentas utilizadas pela telemedicina para promover educação em saúde resultam em um consumo mais consciente dos serviços, o que leva a menor desperdício de recursos assistenciais e à redução na frequência de utilização de serviços presenciais, reduzindo ainda mais a pegada de carbono do sistema.
Responsabilidade Social
A telemedicina mostrou-se um modelo de atendimento com alta resolutividade, acessível em locais remotos e promotor de inclusão e diversidade.
Um exemplo de inclusão é o projeto SAS Brasil, em que o EuSaúde foi parceiro na edição de 2021. Foram dez mil pessoas beneficiadas; 2.000 km rodados em três estados diferentes. O EuSaúde apoiou o @sasbrasil4x4 e, junto a outras grandes marcas, levamos atendimento médico e capacitação para profissionais de saúde locais para cidades do nordeste brasileiro que estavam no roteiro do Rally Sertões.
Graças à tecnologia também, com a telemedicina a inclusão de pessoas com deficiência é uma realidade, como demonstram a parceria entre o EuSaúde, a SignumWeb e o Instituto Mano Down
Gestão de riscos associados à saúde dos colaboradores - Além de reduzir o stress do paciente, a eficiência do primeiro nível de atendimento reduz os custos do tratamento ao evitar exames e procedimentos dispensáveis.
Com a telemedicina a sua empresa e os seus colaboradores terão efetivamente:
Com uma resolutividade do atendimento que chegou a 97% durante a pandemia, ou seja, as equipes de atenção primária à distância conseguiram dar respostas aos problemas dos pacientes sem que fosse necessário encaminhá-los ao atendimento presencial.
Quer saber mais como funciona a telemedicina e como ela pode te ajudar na estratégia, entre em contato conosco e agende uma visita https://lnkd.in/eYp2iNk3 Queremos gerar mais valor para a sua marca, levar acesso saúde para os seus colaboradores e aumentar a lucratividade do seu negócio.
#telemedicinaparaempresas #atendimentoonline #contrateeusaude #esg #altagestao #reducaodecustosparaempresas #telemedicina #gestaoderiscos #inclusaosocial #reducaogasespoluentes