A telemedicina como um meio estratégico para as operadoras de saúde

A telemedicina como um meio estratégico para as operadoras de saúde

 A demanda para as operadoras de saúde por atendimentos, consultas e orientações com médicos e profissionais é grande, e tem aumentando ainda mais nos últimos anos. 

A telemedicina mediada por tecnologias permite aos médicos e profissionais da saúde exercerem o teleatendimento seguindo os mesmos padrões normativos e éticos usuais do atendimento presencial. 

Nesse contexto, ela é cada vez mais uma modalidade de atendimento à saúde remoto eficaz e possui capacidade ampliada para atender com qualidade e alta resolutividade a essa grande demanda das operadoras de saúde. 

 

Operadoras de saúde promovendo através da telemedicina atendimento prático, acolhedor e eficiente 

A telemedicina é uma ferramenta poderosíssima. Além de levar assistência remota, ela pode ser usada para promover pesquisas, ser um meio para prevenção de doenças e é potencialmente eficiente na promoção à saúde. 

A atenção primária é um conjunto de ações de saúde, individuais e coletivas que promovem cuidados e proteção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, enfim que se tenha e esse pense na saúde de maneira integral. 

Com isso, fazendo uso de tecnologias avançadas, o teleatendimento oferece ao paciente, durante todo o processo: atendimento de saúde acessível e de melhor qualidade e humanização para que ele se sinta seguro e acolhido. 

 

Os usuários de operadoras de saúde e a telemedicina 

Os usuários de planos de saúde têm acesso remoto de serviços como: consultas por telessaúde, ou telemedicina, uso da rede assistencial assim como são utilizadas no sistema presencial em consultórios e clínicas, que ocorriam antes da determinação do isolamento social. 

Dados mostram que as operadoras chegaram a realizar 250 mil teleconsultas por mês em 2020 FenaSaúde, isso demonstra o seu potencial como ferramenta e recurso para as operadoras de saúde.  

O atendimento disponível por telemedicina são: 

  • Teleorientação: nesse modelo, os profissionais de saúde realizem à distância a orientação; 
  • Telemonitoramento: feito sob orientação e supervisão médica para à distância de cuidados preventivos de saúde e/ou doença. 
  • Teleinterconsulta: exclusivamente para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico do paciente. 

Para os médicos, da rede pública e privada, o atendimento à distância, inclui: 

  • Suporte assistencial; 
  • Atendimento pré-clínico; 
  • Diagnóstico; 
  • Consulta; 
  • Monitoramento. 

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, mostram que o índice de resolutividade dos atendimentos nas consultas de pronto atendimento foi de 91%, ou seja, os pacientes tiveram suas queixas resolvidas sem precisar se deslocar para o pronto-socorro.  

Portanto, essa tendência continuará e crescerá ainda mais, em função dos bons resultados e do aumento do uso das tecnologias e recursos digitais por parte dos usuários. 


Algumas dúvidas mais comuns das operadoras  

  1. Os planos podem cobrar a mais dos clientes pelo serviço remoto? 

O atendimento via telemedicina é uma modalidade de atendimento por isso, os planos de saúde devem cobrir ou reembolsaras despesas referentes ao uso desse serviço, conforme a nota técnica da ANS. 

Porém, a cobrança de coparticipação pela utilização do serviço é opcional e definida pelas operadoras, segundo suas regras contratuais. 

2. Com a telemedicina as operadoras podem disponibilizar consultas para todas as especialidades? 

Em geral sim, entretanto os atendimentos que exigem exame físico não são possíveis de ser realizados nessa modalidade, visto que não existe esse contato presencial.  

Mesmo assim, para o caso de orientação, dependendo do contexto, podemos considerar que qualquer área e especialidade médica pode utilizar dos recursos virtuais para atendimento ao paciente.  

3. Todos os planos são obrigados a fornecer a telemedicina? 

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o paciente que quiser ser atendido via teleconsulta deverá procurar a sua operadora de plano de saúde, que deve oferecer uma opção ao usuário. 

 

Vantagens da telemedicina para as operadoras e os seus clientes: 

  • Alta resolutividade 
  • Alta capacidade de atendimento 
  • Diminuição do tempo de espera dos pacientes 
  • Redução de custos 
  • A redução de idas desnecessárias à hospitais, pronto atendimento, com a telemedicina o beneficiário é direcionado para o atendimento correto, ou seja, não vai ao pronto-socorro ou hospital sem necessidade e assim não onera o sistema, diminuindo a sobrecarga dessas instituições e solicitações para as operadoras.  

E, o benefício de alto valor que é o ponto alto da telemedicina é a prevenção de doenças e a promoção da saúde. 

 

Como funciona a telemedicina no EuSaúde? 

A telemedicina do EuSaúde é inovação e a evolução do acompanhamento médico tradicional.  Além da assistência, nós levamos educação em saúde aos pacientes, de modo que a promoção de qualidade de vida seja de forma integral. 

  1. Aplicamos os princípios na Atenção Primária à Saúde (APS), com destaque às medidas de prevenção de doenças e na promoção da melhoria na qualidade de vida estimulando hábitos de vida saudáveis. 
  2.  Teleatendimento para orientação e prescrição de medicamentos de exames de rastreio também são ferramentas importantíssimas usadas. 
  3.  Oferecemos diversas especialidades médicas, entre elas:  

  • Médico de Família e Comunidade 
  • Psiquiatra 
  • Cirurgião Oncológico 
  • Neurologista 
  • Ginecologista obstetrícia 
  • Psicólogo 
  • Fisioterapeuta 
  • Clínica Médica e Nefrologia 
  • Pediatra 
  • Oftalmologista 
  • Farmacêutico 
  • Anestesiologista 
  • Infectologista 
  • Cirurgião Cardiovascular 
  • Dermatologista 
  • Nutricionista, entre outros. 

4. Temos a nossa plataforma que não faz apenas o atendimento específico para uma necessidade momentânea em relação a saúde do colaborador – ela acompanha a pessoa durante todo o processo até ele ficar bem, com relatórios completos e análises caso a caso.  

5. Com painéis gerenciais dinâmicos e completos, com informações detalhadas de toda a operação em tempo real para ajudar em suas tomadas de decisões. Mais saúde e produtividade e menos custos para todos. 

6. Acessibilidade no atendimento  

Nós somos pioneiros no atendimento com acessibilidade para surdos na telemedicina. Estamos focados e CONSTRUINDO a cada dia a melhor EXPERIÊNCIA para os clientes. Acreditamos que podemos quebrar barreiras comunicacionais e, com isso trazer mais inclusão e acessibilidade para todos, inclusive a pessoa surda. 

O EuSaúde conta com a parceria da SignumWeb para oferecer atendimento online com médicos e profissionais da saúde de maneira acessível para os surdos. A SignumWeb é uma plataforma de videoconferência para acessibilidade comunicativa entre empresas e seu público surdo.  


Quer saber mais como funciona a telemedicina e ter o EuSaúde como parceiro?

Entre em contato conosco e agende uma visita https://lnkd.in/eYp2iNk3  

Em nosso blog você também encontra diversos conteúdos sobre a telemedicina e como funcionam os nossos serviços, clique e leia mais.   

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de EuSaúde

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos