A importância da relação entre mãe e filho
A relação entre mãe e filho é uma das mais importantes da vida do indivíduo. Ao estabelecer esse vínculo, que é o primeiro da vida de uma criança, ele se torna uma base para guiar todos os outros vínculos da vida desse novo indivíduo.
Dessa forma, isso influencia bastante em suas relações amorosas, de amizade e no trabalho. Ou seja, tem relação direta com a forma como ele viverá sua vida adulta.
Isso acontece porque a maior característica do ser humano é o desejo de se conectar com os outros, e a primeira relação da vida é com a mãe, da qual ele depende para sobreviver.
A teoria do apego
A teoria do apego diz que crianças que são criadas com forte apego aos pais se sentem seguras e apoiadas por eles. Enquanto isso, as crianças que se sentem rejeitadas e não recebem cuidados devidos tenderão a desenvolver diversos problemas comportamentais.
Mães ou cuidadores que não se conectam com suas crianças, nem oferecem afeto e cuidados básicos no início da vida, ou que as ameaçam de abandono, colocam em risco a segurança emocional dos seus filhos na infância, adolescência e idade adulta.
Recomendados pelo LinkedIn
Essa conscientização precisa ocorrer cada vez mais, para que tenhamos seres humanos mais saudáveis mentalmente e, consequentemente, menos sofrimento.
É possível mudar
Se você foi uma criança que sofreu algum tipo de negligência na primeira infância, maus-tratos ou abandono, ou conhece alguém que é assim, não se desanime!
A psicologia nos mostra diariamente que é possível tratar isso, porque o cérebro está em constante mudança, em qualquer momento da vida. Aliás, uma das nossas maiores características como seres humanos é a nossa capacidade de adaptação!
Você precisa buscar terapia e começar a trabalhar para curar sua criança interior, o que vai te ajudar a superar traumas, mudar crenças limitantes e aprender a se relacionar melhor com o mundo à sua volta.
Você merece ter a melhor vida de todas! E isso começa pela sua saúde mental.