A importância de investir em marketing institucional
Em minhas visitas a clientes, venho notado que as empresas estão cortando custos devido a recessão econômica e, algumas delas, reduziram bruscamente os investimentos em marketing institucional por afirmarem se tratar de mais uma despesa desnecessária no atual momento. Essas empresas não conseguem entender os reais benefícios deste investimento, principalmente nas ações mais difíceis de mensurar ou que promovem resultados a longo prazo, como um projeto de branding, campanhas institucionais, marketing de conteúdo, ações de relacionamento com o público em geral, entre outras que auxiliam na construção e valorização da marca.
Em meio a esse cenário, a área de marketing digital vem crescendo. Vivemos hoje num mundo conectado. Um estudo realizado pelo Facebook indica que 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo. Essa pessoas são impactadas a todo o momento com diversos tipos de mensagens. Há uma projeção de crescimento de mais 15% no investimento em mídias digitais no Brasil até 2019, segundo o estudo Global Entertainment and Media Outlook da PwC.
Com o acesso fácil às informações em qualquer hora e qualquer lugar, os consumidores estão mais exigentes, seletivos e conscientes. Antes de realizarem a compra de um produto ou contratarem um serviço, buscam informações sobre as marcas, principalmente nos canais online. A pesquisa global Earned Brand da Edelman, que estuda a relação dos consumidores com as marcas, apontou que duas entre três pessoas afirmam que as marcas não estão na direção certa na maneira como se comunicam. Os entrevistados também disseram esperar que as marcas transmitam segurança, as tranquilizem a respeito de suas preocupações e necessidades.
Esses índices demonstram que marcas precisam inovar na forma de se comunicar e se relacionar com esse público conectado e questionador. Isso significa que as empresa devem promover algumas atitudes:
- Fortalecer a identidade da marca, de forma a refletir a cultura da organização e sua estratégia empresarial por meio de suas ações diárias e canais de relacionamento com o público em geral.
- Estabelecer a personalidade da marca para se tornar memorável, interessante e conquistar seu público. Ou seja, se a marca fosse uma pessoa, como ela seria?
- Diversificar suas ações de marketing para se diferenciar da concorrência. Quando não se pode competir por preço ou qualidade, é necessário se destacar no relacionamento.
- Focar os esforços de comunicação aonde o público está: nas mídias digitais.
- Estabelecer diálogo com seu público, envolvendo-o em suas ações e gerando conteúdo útil.
- Criar ações para o público interno, pois os colaboradores de uma empresa são os primeiros consumidores, pois eles irão recomendar sua marca.
A realização de todos esses esforços, de forma integrada e planejada, irá refletir um marketing eficiente, capaz de promover resultados rápidos provenientes das ações nas mídias digitais, porém que crescerão e se sustentarão a longo prazo devido a construção de uma marca forte que conquistou a confiança de seu público.
Possuir uma marca forte e com reputação positiva através do investimento em marketing institucional é ter vantagem competitiva.
Gestão | DHO | Metas e Estratégia | 🏳️🌈
7 aAdorei o artigo, Agnes.
Inovação de Negócios Digitais | Marketing | Projetos de TI
7 aMuito bom o texto Agnes Garcia, trata-se de exatamente o que acredito. Parabéns.