A Importância do autoconhecimento na carreira.

A Importância do autoconhecimento na carreira.

Se eu te perguntar quem é você profissionalmente, você saberia me responder? E eu não estou falando de “eu sou fulano analista financeiro, ciclano gerente comercial, não! não é disso que eu estou falando , isso é apenas um cargo , que pode ser ocupado por você ou qualquer outra pessoa que tenha as qualificações necessárias , estou falando de TER CLAREZA em saber quem é, as potencialidades, falhas , motivadores e também desmotivadores , quando sabemos quem somos temos mais clareza sobre quais devem ser nossos próximos passos, o contrário também é válido , quando não sabemos quem somos tentamos nos encaixar onde algumas vezes não nos cabe , tentamos ser algo que vai contra nossa essência e isso causa muito sofrimento e sentimento de não pertencer (que nos indica algo errado).

Vou te dar um exemplo pra clarear esse conceito, por muito tempo eu quis ser a pessoa que entendia tudo de departamento pessoal (uai Ingrid mas você não entende ? Você é do Rh, sim sou do Rh mas é diferente , são funções diferentes , departamentos diferentes) então por muito tempo eu estudei muito sobre aqueles assuntos super burocráticos (folha de pagamento , ponto etc ...) e eu nunca me senti tão incompetente na minha vida , parece que tudo que eu fazia não estava bom , e me cobrava absurdamente , e isso estava me fazendo muito mal porque de toda forma que eu fazia não funcionava, parecia que não conseguia aprender, até que eu comecei a me analisar , olhar pra dentro e entendi que meu perfil não tinha absolutamente nada a ver com as rotinas de departamento pessoal , eu sou criativa ,gosto de inovação , criar novos processos , novas formas de resolução de problemas , e a área em si não absorve muito tal perfil.

Quando me dei conta que meu perfil era outro foi libertador, eu entendi minhas reais potencialidades e que estava tudo bem! Comecei a me desenvolver onde eu realmente tinha mais perfil e tem dado MUITO certo!

 Se você está em um constante sentimento de desencaixe, desajuste, como se estivesse no lugar errado fazendo a coisa errada analise bem isso! Porque provavelmente você precisa reajustar sua rota e se olhar para entender melhor quem você é profissionalmente e para isso o único caminho é o autoconhecimento.

Outro ponto a ser analisado é o formato de trabalho , hoje existem varias formas de trabalho além do tradicional CLT mas ainda assim , muitas pessoas insistem em permanecer neste modelo mesmo tendo um perfil empreendedor por exemplo, e isso gera muito desconforto e sofrimento , pois a pessoa não está alinhada com seu perfil. Para isso faça essa autoanalise , verifique a raiz desta insatisfação ou angustia no seu trabalho, e sem dúvidas ao se descobrir vai conseguir encontrar varias possibilidades alinhadas com sua essência.

Excelente texto! Com licença, vou compartilhar.

Boa reflexão, isso faz toda diferença...

Cícero Santana

Técnico em Edificações l Tecnólogo em Gestão da Qualidade l Técnico de Garantia da Qualidade l Supervisor de Qualidade l Laboratorista l Analista de Controle de Qualidade.

3 a

Muito bom seu artigo Ingrid Gomes, sem o autoconhecimento e não tendo a real clareza do quanto esta preparado profissionalmente e o que realmente gosta de fazer, vai esta sempre em conflito consigo mesmo e colocando em xeque os resultados alcançados. Parabéns 👍

Ingrid, muito bom seu artigo. Nunca seremos bons em tudo e nem precisamos disto para ter sucesso. Acredito que fazemos bem e com entusiasmo as atividades alinhadas com nossos pontos fortes, virtudes crenças e valores, que traduz o que somos. Logo, vai uma dica de exercício de autoconhecimento que fiz e deu certo comigo: liste as atividades que faz no seu dia a dia profissional. Em seguida, marque com 😍 as que faz com entusiasmo e satisfação ,e com 😒 as que faz sem vontade (aquelas que faz por pura obrigação). Seja protagonista da sua carreira e incremente sua lista de atividades 😍 para que seja sempre maior que de 😒. Não necessariamente precisará mudar de emprego, cargo ou empresa para isto. Espero ter contribuído! 😉

Leila Rodrigues

Docente, palestrante e treinadora. Especialista em Neurociência Corporativa, Acupuntura, Homeopatia e Terapias complementares e integrativas. Graduada em Farmácia-Bioquímica.

3 a

Ingrid, concordo com suas palavras. Além disto, o autoconhecimento nos leva a estarmos mais conscientes sobre sermos 100% responsáveis por nossas vidas e desta forma conseguimos fazer escolhas mais assertivas. Parabéns pelo texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos