A importância do Dia Mundial do Câncer

A importância do Dia Mundial do Câncer

Câncer, significa caranguejo, vem do grego karkínos, que origina o termo carcinoma, uma das “linhagens” do câncer. Atribui-se o nome câncer ao médico romano Galeno, que associou ao formato da vascularização que usualmente está em volta do tumor, parecendo patas do caranguejo. Hipócrates (460-377 A.C.), grego pai da medicina, parece ter sido o primeiro a utilizar a palavra câncer.

Criado em 2000, quatro de fevereiro como Dia Mundial do Câncer, é iniciativa global da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa aumentar conscientização e educação mundial sobre a doença, influenciando governos e pessoas a evitar milhões de mortes. Em alguns países já é a principal causa de morte. No Brasil é a segunda causa de morte pela doença.

Existem muitos fatores causais, como por exemplo: tabagismo, obesidade, vida sedentária, dieta inadequada. Importante dizer que, se o tabagismo cessar, evitamos cerca de um quarto das mortes por câncer. Algumas infecções elevam risco de câncer, como: papiloma vírus humano – HPV e vírus das hepatites B e C (e já temos vacinas para ambos). Alguns cânceres surgem de defeitos genéticos hereditários. 

Os tipos mais comuns são em homens: no pulmão, próstata, colorretal e estômago e em mulheres: na mama, colorretal pulmão e colo uterino. E ocorrem em qualquer idade, predominando nos mais idosos (acima de 60 anos). Estejamos alertas!

O alvo nesse momento deve ser sempre a prevenção e diagnóstico precoce, em paralelo à promoção e educação em saúde. (ver artigo Janeiro Branco)

O número de novos casos de câncer diminuiu significativamente no Brasil, Estados Unidos e vários países da Europa durante a pandemia da COVID-19. Não há evidências exatas do porquê que a taxa de novos casos de câncer esteja diminuindo, mas um fator relevante é o medo da pandemia e por isso, a população não tem procurado devidamente os serviços de saúde como deveriam. Os cuidados regulares de saúde, quer na atenção primária, check up ou rastreamento (screening), assim como investigação de determinados sintomas e sinais não podem parar. Assim, identificamos e tratamos melhor pacientes com câncer, salvando muitas vidas. Não podemos nos esquecer de que todas as outras doenças continuam existindo e precisamos diagnosticar e tratar.

As Sociedades Médicas Brasileiras de Oncologia Clínica, Patologia e Oncologia Cirúrgica chamaram atenção e estimaram expressivo número de pacientes que não foram diagnosticados com câncer e tiveram seu tratamento adiado, impactando em mais mortes e também, tratamentos mais mutilantes e onerosos.

Urge que nos mobilizemos como sociedade, governos, organizações, instituições de saúde e esclareçamos todos, sobre o impacto do câncer na saúde das pessoas, mesmo em tempos de pandemia da COVID-19, como já estão fazendo em outros países. Temos hospitais que já adotam todas as medidas necessárias em relação à COVID-19 e estão aptos para tratar as demais doenças como câncer, com qualidade e segurança, para salvar vidas. Não retardemos nem diagnóstico, nem tratamento; façamos screening onde é necessário, com isso reduziremos a mortalidade por câncer. Depende de nós.

Saúde é nosso bem maior.

Dr. Florentino Cardoso MD, MSc, TCBC, FACS - Chief Medical Officer na Hospital Care e Cirurgião Oncológico

Érika de Pádua

Professora Particular de Inglês por Skype

10 m

Adorei ler isso! 📖

ROSINARA F.

Senior Legal Counsel | International Legal Advice | Master Student in Law and Technology | Postgraduate in Criminal Law and Criminology | Specialist in Finance, Investment & Banking | Postgraduate in Digital Forensics.

3 a

O Dr. Florentino salvou a vida da minha mãe... Sou eternamente grata🙏🏼

Excelente reflexão! Lembrando que hoje é o dia nacional da mamografia; exame que faz parte do contexto citado.👏👏👏

Jôsy Andrade

Talent Acquisition & DHO Manager | Especialista em Recolocação | Desenvolvimento de Pessoas | Carreira | Coaching | instagram @futurodacarreira

3 a

Que bacana seu artigo e a forma como aborda um tema tão importante. O processo de negação pode, muitas vezes, impedir o reconhecimento e o tratamento precoce, por isso a informação é fundamental!

Só podia partir de uma pessoa iluminada essa ideia. Deveria ter mais campanhas educativas para fins de prevenção a essa doença que causa tantas perdas familiares. A informação é tudo! Orientar o povo para que busque uma alimentação mais saudável, o que deve ser evitado e exames importantes. Ter uma fiscalização que tire produtos ou alerte a população de forma clara de quem são os vilões das prateleiras.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Florentino Cardoso

  • A Enfermagem, o Cuidar, o Profissional da Saúde

    A Enfermagem, o Cuidar, o Profissional da Saúde

    O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado todo dia 12 de Maio. Instituído pelo Conselho Internacional dos…

    4 comentários
  • Dia Mundial da Saúde

    Dia Mundial da Saúde

    A Organização Mundial da Saúde - OMS em sua primeira assembleia (1948) decidiu comemorar o Dia Mundial da Saúde todo…

    5 comentários
  • MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

    MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

    Oito de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, instituído pela ONU - Organização das Nações Unidas em 1975 e…

    9 comentários
  • Janeiro Branco – Como anda sua saúde mental?

    Janeiro Branco – Como anda sua saúde mental?

    A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar atenção da humanidade para questões e necessidades relacionadas à…

    33 comentários
  • Entrevista com Lars Grael, uma lição de superação!

    Entrevista com Lars Grael, uma lição de superação!

    Dr. Florentino: É uma honra para nós da Hospital Care podermos interagir com uma lenda do esporte brasileiro, um…

    11 comentários
  • Novembro Azul - Câncer de Próstata

    Novembro Azul - Câncer de Próstata

    Tal qual câncer de mama para mulheres, câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens, perdendo…

    6 comentários
  • Vacinas – sempre importante

    Vacinas – sempre importante

    Temos em 2020 inúmeros ensinamentos em diversas áreas, principalmente saúde. A experiência de enfrentar uma pandemia…

    9 comentários
  • Trinta anos de SUS

    Trinta anos de SUS

    Um Sistema de Saúde No próximo sábado, 19 de setembro de 2020, comemoramos 30 anos do Sistema Único de Saúde, fundado…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos