A importância do posicionamento nas redes sociais.
Ser empreendedor hoje em plena “Era da Informação” é um desafio, e uma das maiores dificuldades das empresas têm sido criar um posicionamento nas redes sociais que contribua na divulgação da sua imagem.
Na teoria as redes sociais foram criadas para dar às pessoas a oportunidade de manterem contato com seus amigos e familiares, foi a evolução do telefone.
Mas, na prática a situação é totalmente diferente. Pela primeira vez na história, pessoas comuns podem produzir conteúdo e publicá-lo. Algo que, antigamente, só era possível se você trabalhasse em um veículo de comunicação.
Hoje quando a Globo decide criar uma campanha contra o assédio sexual, quando O Boticário demonstra que não discrimina gays ou quando a Avon afirma que mulheres podem ser bonitas, mesmo quando não seguem um padrão de beleza. Isso gera um movimento nas mídias sociais, e é importante porque essas discussões vão existir de qualquer forma, as empresas apenas decidiram participar delas, e como isso levar suas marcas para mais próximo dos consumidores.
Isso gera posicionamento e engajamento, e atrás disso que as empresas estão nas redes sociais. De nada adianta um milhão de seguidores que não interagem com sua marca.
Por outro lado, é importante que isso ocorra de forma natural. Apresentar um posicionamento nas redes sociais pode assustar o consumidor, por isso, assim como qualquer outra estratégia, é importante que essa também seja estudada.
Estar atento a essas polarizações é o primeiro passo para entender como deve ser o posicionamento nessas mídias digitais.
Errar a estratégia na hora de se posicionar, pode simplesmente causar sérios problemas para marca neste meio.
Por isso, ter estratégia bem feita é importante, isso se compara a desarmar uma bomba, quando realizada corretamente todos saem felizes da situação, comemorando a vitória. Agora se o posicionamento nas redes sociais não for o ideal, isso equivale a uma explosão que terá sua marca como principal vítima.
Estar nas redes sociais hoje é se expor, então, é muito importante ficar atento ao que a empresa produz nesses canais, alguém sempre pode usar contra qualquer deslize que venha cometido.
Basicamente estou falando que, sempre terá alguma pessoa que se lembrará do que aconteceu.
Essa é outra questão para a qual a empresa deve se atentar. Não tem como voltar atrás de algo que foi dito nas redes sociais. Ainda que seja deletada uma frase ou uma postagem, corre-se sempre o risco de alguém ter “printado”.
É sempre bom destacar que cometer erros grosseiros com o posicionamento da sua marca na internet pode trazer sérios problemas, um exemplo foi um grupo de youtubers que estiveram envolvidos em uma reportagem onde foi provado que receberam dinheiro para apoiar um movimento polemico onde envolvia o governo.
Após ocorrido os internautas resolveram vasculhar as publicações antigas dos youtubers e encontraram textos racistas, machistas e homofóbicos. Consegue imaginar o que aconteceu depois?
Outra vantagem do bom posicionamento é poder falar com o consumidor sem a necessidade do intermédio de emissoras de rádio ou tevê, jornais e revistas.
Se sua empresa ainda não está pronta para ter uma presença digital não tem problema. É melhor dedicar um tempo estudando o público-alvo e entendendo como sua marca poderá tirar proveito dessa oportunidade, e, desse modo, ter uma postura mais coerente nesse espaço, alinhada com os objetivos da companhia.
Uma dica para empresas que estão começando e seguir páginas de grandes marcas e tentar entender como as redes sociais têm sido utilizadas.
A internet oferece muitas oportunidades para quem deseja empreender, e uma delas são os Infoprodutos, que são mercadorias criadas exclusivamente para o ambiente digital. Se sua empresa ainda não sabe do que se trata, seu negócio pode estar perdendo uma ótima oportunidade.